Por Luiz Padilha
Em cerimônia presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, a bordo do Capitânea da Esquadra, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, o Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, passou o cargo de Comandante de Operações Navais para o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.
Fundeados próximos ao Atlântico, estavam as Fragatas Liberal e Defensora, o Navio de Patrulha Oceânico Amazonas e o submarino Tikuna, e no cais estavam estacionados um Carro Lagarta Anfíbio, uma Viatura Blindada Sobre Rodas Piranha e uma Viatura Lançadora Múltipla de Foguetes do Sistema ASTROS.
O AE Alipio Jorge em seu discurso de despedida, agradeceu a todos os marinheiros pelos quais ele serviu até a presente data, enaltecendo a amizade e o profissionalismo de todos, desejando que todos continuem contribuindo para que a Marinha cresça ainda mais.
O Comandante da Marinha discursou elencando as qualidades e feitos do AE Alipio durante sua gestão como Comandante de Operações Navais, destacndo entre muitos feitos a mudança do Comando da Força de Submarinos para o Complexo Naval de Itaguaí-RJ.
O AE Olsen agradeceu a confiança depositada pelo Comandante da Marinha e irá, já a partir de 2022, iniciar uma cadeia de exercícios navais, com outras Marinhas, com outras forças combinadas e as de adestramento da Esquadra mantendo a Marinha do Brasil sempre pronta caso seja convocada para desempenhar o seu papel em servir o país.
Durante a assunção do cargo, ocorreu uma passagem baixa de uma aeronave AF-1C do Esquadrão VF-1, prestigiando a cerimônia.