A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) comunica que, no período de 23 de maio até 16 de julho de 2014, participa das ações de segurança da Copa do Mundo 2014, contribuindo para a defesa da área marítima do Porto de Santos, com navios e embarcações, em ações de presença, Inspeção Naval e Patrulha Naval.
Para a execução dessa missão, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Fernandes Gomes, Capitão dos Portos de São Paulo, foi designado como Comandante da Força Naval Componente (FNC), subordinado ao Centro de Coordenação de Defesa de Área de São Paulo, sob o comando do General-de-Divisão Carlos dos Santos Sardinha.
A FNC realiza suas ações com o emprego do Navio-Patrulha (NPa) Gurupá; do Aviso-Patrulha (APa) Espadarte e embarcações de casco semi-rígido da CPSP.
Destaca-se ainda que, no período a Copa do Mundo 2014, durante as atracações dos navios de cruzeiros no porto, a CPSP intensificará as ações de fiscalização no trecho compreendido entre o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (CONCAIS) e o Cais da Marinha, visando permitir maior segurança aos turistas que aqui aportam.