No dia 28 de julho de 1736, o Rei D. João V de Portugal criou a Secretaria da Marinha e Domínios Ultramarinos que estava subordinada ao monarca, tendo como uma de suas atribuições a administração da Força de Mar portuguesa.
Em 1808, a administração da Marinha fixou-se no Rio de Janeiro, com a instalação da Corte portuguesa no Brasil. E, assim, formalizou-se a instalação desta secretaria no Brasil. Já em 1999, passou a ser denominada Comando da Marinha, com a manutenção das suas tarefas principais.
Hoje, diante desses registros históricos, após 282 anos, nos remetemos a 1736. Relembramos e homenageamos todos os homens e mulheres, militares e civis, que por sua dedicação e visão deixaram um sólido legado de realizações e princípios.
“Por dever de justiça, ao celebrarmos mais um aniversário do Comando da Marinha, rendo honras àqueles que nos antecederam, que com seus exemplos forjaram os valores de nossa Instituição”. Palavras do Comandante da Marinha, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Almirante de Esquadra.
FONTE E FOTO: MB