Os submarinos da classe Soryu , são submarinos diesel-elétricos que entraram em serviço na Japan Maritime Self-Defense Force – JMSDF, em 2009. O design é uma evolução do submarino da classe Oyashio, e tem como característica seu leme em forma de X. A classe Soryu tem o maior deslocamento do que qualquer submarino usado pelo Japão do pós-guerra.
A classe Soryu está equipada com o sistema de propulsão independente do ar (AIP), com base nos motores Stirling, construídos sob licença pela Kawasaki Heavy Industries, o que lhes confere a capacidade de permanecer submerso por longos períodos de tempo.
O sistema AIP do Soryu (SS-501) compreende o motor Stirling, livre de vibração e silencioso. O fato do submarino poder funcionar a grandes profundidades, por longos períodos de tempo é também um fator importante de discrição. O design hidrodinâmico do casco, leme e hélice é de importância vital. O fluxo do som quando o submarino viaja através da água, pode perturbar os próprios hidrofones do submarino e também pode ser ouvido pelo inimigo.
A JMSDF provavelmente irá construir mais 5 submarinos desta classe, Unryu (SS-502), Hakuryu (SS-503), Kenryu (SS-504) e Zuiryu (SS-505), este último comissionado em março de 2013 e baseado em Yokosuka. Os japoneses possuem cerca de 20 SSKs e têm uma taxa de rotatividade incrivelmente rápida em comparação com os padrões internacionais quando se trata de sua frota de submarinos, com a maioria dos submarinos dando baixa depois de 20 anos de serviço.
FONTES: Wikpédia/GlobalSecurity