Em julho de 2022, a Comissão Europeia selecionou a proposta apresentada pelo consórcio liderado pela Naviris em conjunto com Fincantieri, Naval Group e Navantia para a chamada Modular and Multirole Patrol Corvette (MMPC). Na sequência desta decisão, os CEOs das quatro empresas assinaram hoje um acordo preliminar do consórcio na Euronaval, cujo objetivo é regular a execução da chamada.
O objetivo claro da proposta do consórcio é maximizar as sinergias e a colaboração entre os industriais europeus de construção naval. Ao desenvolver em conjunto um novo navio, o EPC, pretendem garantir a soberania europeia no navio de guerra de segunda ordem.
O EPC será uma embarcação inteligente, inovadora, acessível, sustentável, interoperável e flexível, projetada para atender a uma ampla gama de missões futuras em um contexto global em constante evolução. Baseado em tecnologias inovadoras e disruptivas, este programa contribuirá fortemente para a soberania europeia no domínio naval, fortalecendo a indústria europeia, aumentando a cooperação, eficiência e reduzindo a duplicação de gastos em defesa.
O principal objetivo do acordo assinado hoje será desenvolver o projeto inicial da embarcação, maximizando inovações, sinergias e colaboração entre a indústria de construção naval europeia através da participação de:
• 4 países sob a bandeira do projeto PESCO (Permanent Structured Cooperation) (Itália, França, Espanha e Grécia)
• 6 países envolvidos no cofinanciamento (Itália, França, Espanha, Grécia, Dinamarca e Noruega)
• 3 principais indústrias europeias de construção naval (Fincantieri, Naval Group e Navantia)
• 40 empresas de sistemas e equipamentos marítimos de 12 países da UE.
Sobre o programa MMPC
O European Patrol Corvette (EPC) é um futuro programa inovador de embarcações navais que é desenvolvido de forma colaborativa por várias marinhas e membros da União Europeia, sob a bandeira do projeto PESCO* (aprovação PESCO em 2019). Quatro marinhas aderiram oficialmente ao projeto (Itália, França, Espanha e Grécia) para definir conjuntamente os requisitos para um combatente de superfície de 2º escalão com cerca de 110 metros de comprimento e 3000 toneladas capaz de substituir num futuro próximo várias séries de navios, de Navios de Patrulha para acender fragatas. Além disso, a Noruega e a Dinamarca estão apoiando o projeto por meio da participação de sua indústria nacional.”
O projeto EPC é fortemente apoiado pela Comissão Europeia e pelos Estados-Membros participantes. O Fundo Europeu de Defesa abriu uma chamada denominada MMPC – Modular and Multirole Patrol Corvette – para a qual a Naviris coordenou a elaboração de uma proposta reunindo a expertise de um consórcio europeu (40 empresas em 12 países) que foi apresentada em dezembro de 2021. Esta proposta foi selecionado em julho de 2022 com uma bolsa para uma fase inicial de dois anos do projeto, o desenvolvimento de tijolos tecnológicos e a definição de metodologias, regras e padrões de trabalho comuns.
Com a sua ambição de excelência, o programa pretende crescer com a experiência de várias empresas europeias especializadas, em linha com a estratégia da Comissão Europeia
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN