Depois de mais de seis décadas, a energia desses Fumaceiros ainda se mantém bastante acessa, buscando sempre o sorriso em todos aqueles que olham para o céu e se emocionam com acrobacias aéreas.
As comemorações do aniversário da instituição, a equipe da Esquadrilha da Fumaça começaram no dia 12 de maio com a tradicional “Benção das Aeronaves” em seu hangar, em Pirassununga/SP. O Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Academia da Força Aérea (AFA), Tenente Capelão Marco Aurélio Del Faveri, conduziu a cerimônia ecumênica que contou com a presença dos militares do Esquadrão. Um avião A-29 Super Tucano, disposto no centro da bolacha da Esquadrilha da Fumaça, foi abençoado durante o evento, simbolizando toda a frota de aviões.
Para que a instituição possa agradecer a todos aqueles que moram próximos à sede do Esquadrão, localizada em Pirassununga (SP), a Esquadrilha da Fumaça realizou uma demonstração aérea no dia 13 de maio na Academia da Força Aérea. Segundo o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, o Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, “poder se apresentar no aniversário da instituição em Pirassununga é um privilégio e um agradecimento a todos da cidade onde é a casa da Esquadrilha da Fumaça.”
A comemoração foi feita no dia 13, mas a data real do aniversário da Esquadrilha da Fumaça é 14 de maio, quando foi feita a primeira demonstração em 1952, com os aviões T-6, sobre a Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro. Na época, o grupo possuía quatro instrutores, sendo eles liderados pelo Tenente Aviador Mario Sobrinho Domenech. Além dele, o grupo era composto pelos seguintes pilotos: Paulo Cezar Rosa, Haroldo Ribeiro Fraga e Cândido Martins da Rosa.
FONTE & FOTOS: FAB