A Corveta “Barroso” retornará ao Rio de Janeiro na próxima sexta-feira, após dois meses de viagem, tendo participado da Operação ATLASUR IX, com as Marinhas da Argentina, Uruguai e África do Sul; e da Operação IBSAMAR III, com as Marinhas da Índia e África do Sul. O propósito das Operações foi realizar ação de presença e adestramento para o incremento da cooperação e estreitamento dos laços de amizade entre as Marinhas dos países participantes.
A Operação ATLASUR-IX ocorreu entre 24 de setembro e 09 de outubro, ao longo da costa sul-africana, e contou com a participação da Corveta “Barroso” e dos seguintes navios de Marinhas estrangeiras: Corveta “Espora”, da Marinha da Argentina; Fragata “Uruguay”, da Marinha do Uruguai; Fragata “Amatola” e Submarino “Queen Modjajdi I”, ambos da Marinha da África do Sul.
Em seguida, a Corveta “Barroso”, da Marinha do Brasil; os navios da Marinha da África do Sul; o Contratorpedeiro “Delhi” e o Navio de Apoio Logístico “Deepak”, da Marinha da Índia, tomaram parte na Operação IBSAMAR III, que ocorreu na mesma área marítima, no período de 10 a 26 de outubro.
A chegada do navio está programada para o dia 9 de novembro, na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), às 16 horas.
FONTE: COMANDO DA FORÇA DE SUPERFÍCIE