Militares brasileiros integram maior exercício internacional de missões de paz na Suécia

Kunsangen (Suécia) – Um estado-maior conjunto e combinado formado por oficiais da Índia, Austrália, Bangladesh, Suécia, Alemanha, Suíça, e oficiais do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira participam, até o dia 7 de abril, do Exercício Viking 22 na Suécia.

Representam o Brasil o General de Brigada, Julio César Palú Baltieri, na função de Force Commander (FC); o General de Brigada Marco Antonio Machado, na função de Deputy Force Commander (DFC); dois coronéis do Exército Brasileiro, compondo as células de inteligência e operações; um coronel da Força Aérea Brasileira, compondo a célula de operações; e um capitão de fragata da Marinha do Brasil, compondo a célula de inteligência. Nesse país, o exercício ocorre no nível estratégico-operacional, onde no principal objetivo é a integração dos componentes militar e policial com o componente civil, formado por integrantes da ONU e suas agências. Além da ONU, a OTAN e a UE também participam do exercício.

A integração com os militares que estão compondo o site remoto no Brasil, no Comando Militar do Planalto (CMP), ocorre por meio de videoconferências entre o FC e os comandantes de setor na área de operações do exercício, sob a responsabilidade do Qatar (Setor 1) e Brasil (Setor 2), bem como por intermédio de incentivos enviados pela Direção do Exercício (DIREX), onde Problemas Militares Simulados (PMS) são repassados para serem solucionados nos níveis, estratégico, operacional e tático.

Fonte: Estado-Maior Conjunto do Brasil na Suécia

Sair da versão mobile