A Operação Conjunta das Forças Armadas, Operação Taquari, estende-se também à região Sul do Rio Grande do Sul e à Fronteira-Oeste do estado, onde as chuvas provocaram a cheias dos rios e deixaram desabrigados.
Mais de 790 militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira atuam nos municípios de Cruzeiro do Sul, Lajeado, Roca Sales, Estrela e Encantado.
Tropas do Exército também realizam resgates e transportes de desabrigados em Pedro Osório, Jaguarão, Arroio Grande e Alegrete.
As Forças Armadas estão com os seus meios apoiando o trabalho da Defesa Civil no que for necessário.
O Comando Conjunto foi acionado para integrar as ações das três forças.
Locais de atuação das Forças Armadas
Marinha do Brasil
Cruzeiro do Sul, Lajeado, Roca Sales, Estrela e Encantado
Exército Brasileiro
Muçum, Cruzeiro do Sul, Montenegro, Santa Tereza, Roca Sales, Encantado, Vale do Rio Taquari, Santa Tereza, Arroio do Meio, Porto Alegre, Pedro Osório, Jaguarão, Arroio Grande, Alegrete e Venâncio Aires.
Força Aérea Brasileira
Lajeado
Ações
Buscas e resgates de vítimas, evacuações aeromédicas, transportes de equipes e desabrigados, triagem e entrega de roupas, alimentos doados, distribuição de água potável, fornecimento de alimentação às equipes de bombeiros em campo, montagem de barracas, desobstrução de vias, controle de danos, apoio médico instalação de sistemas para comunicação por internet.
Números
793 militares, 47 veículos de transporte, 10 embarcações, 08 helicópteros, 06 ambulâncias, 13 viaturas e equipamentos de engenharia, 25 barracas e 4 cisternas.