Por Mariana Alvarenga
Campinas (SP), 02/03/2023 – O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, visitou, nesta quinta-feira (02), a fábrica de radares da Embraer, localizada em Campinas (SP). Ele acompanhou o andamento de projetos estratégicos desenvolvidos pela empresa, em parceria com o Exército Brasileiro (EB), como a produção de radares capazes de integrar sistemas de defesa antiaérea, de vigilância terrestre e de controle de tráfego aéreo.
Conforme a Política Nacional de Defesa (PND), documento de mais alto nível para o planejamento de ações destinadas à defesa do País, o Objetivo Nacional de Defesa nº1 estabelece que deve ser assegurada “a capacidade de defesa para o cumprimento das missões constitucionais das Forças Armadas”.
Capacitação
Na ocasião, o ministro destacou a alta capacitação da mão-de-obra do País em áreas estratégicas, como da defesa. “Pouca gente sabe ou imagina o desenvolvimento de tantas tecnologias, com técnicos brasileiros. São jovens que estão ajudando a construir esse Brasil que nós desejamos”, frisou o Ministro Múcio, ao término da visita.
Durante a visita, a comitiva interministerial, que incluiu a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; além do Comandante do Exército, General Tomás Paiva; percorreu as instalações da fábrica. O grupo foi recebido pelo presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, e pelo presidente da Embraer Defesa e Segurança, Bosco da Costa Junior, e assistiu a apresentações sobre o desenvolvimento dos radares SABER-M60, M200, S200 e SENTIR-M20.
Defesa antiaérea
A aquisição de radares do tipo SABER-M60, prevista no planejamento estratégico do Exército, prevê a utilização do equipamento nas unidades de artilharia antiaérea da Força Terrestre, para monitorar o espaço aéreo brasileiro. Em setembro do ano passado, o sistema de Defesa Antiaérea recebeu dois radares SABER-M60. Outros quatro estão em fase de produção.
O radar de vigilância terrestre SENTIR-M20 é capaz de detectar pessoas e veículos até cerca de 30 quilômetros de distância. Este equipamento faz parte do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e é utilizado em operações na faixa de fronteira contra delitos diversos, como ambientais e transfronteiriços.
Já o radar SABER-S200 possui condições de processar 600 alvos simultaneamente, fornecendo dados para o controle do tráfego de aeronaves. Possui alcance de 200 milhas náuticas e pode operar no modo 4 de identificação criptográfica Friend or Foe (IFF).
FONTE: Assessoria Especial de Comunicação Social do MD