Ministro da Defesa conhece o Sistema desenvolvido pela Marinha que protege e vigia as águas brasileiras

Por Lane Barreto

Rio de Janeiro (RJ), 03/08/2021 – Na tarde da segunda-feira (02), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, esteve nas instalações da Marinha localizadas no Complexo do 1º Distrito Naval.

Acompanhado do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, o titular da Pasta assistiu à apresentação sobre o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), proferida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva.

Em parceria com agências e órgãos governamentais, a Marinha coordena a implementação e o aperfeiçoamento do SisGAAz. Esse sistema integra equipamentos compostos por radares em terra e em embarcações e possui a finalidade de monitorar a Amazônia Azul e protegê-la contra ameaças, agressões ou ilegalidades.

A intitulada Amazônia Azul corresponde à parcela de mar, hidrovias e demais águas interiores sobre as quais o Brasil possui jurisdição, responsabilidade e direitos. Equivale a cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados de extensão de uma área rica em biodiversidade e recursos naturais.

“Ao longo dos últimos anos, a Marinha consolidou o conceito de Amazônia Azul. Sob permanente vigilância da Força Naval, essa porção marítima representa uma imensidão de riquezas com vertentes econômica, científica, ambiental e social”, ressaltou o Ministro da Defesa.

Pesca, turismo, transporte marítimo, exploração de petróleo, bioenergia e preservação de sítios ambientais são algumas das atividades elencadas dentro do conceito de Amazônia Azul. “O sistema destaca-se pela parceria com as outras Forças Singulares, agências e órgãos governamentais, por intermédio da integração entre os atores capazes de fomentar e compartilhar as informações pertinentes para o aperfeiçoamento da pesca, do turismo, do transporte marítimo, da exploração de petróleo, da bioenergia e da preservação de sítios ambientais”, reforçou o Ministro sobre a ampla funcionalidade do SisGAAz.

Na ocasião, o Comandante da Marinha enfatizou a importância de divulgar a iniciativa. “Nós tivemos a oportunidade de tratar sobre o projeto SisGAAz, que é um grande projeto para defender ainda melhor a Amazônia Azul, sob o olhar de quem conduz a iniciativa, o Comando de Operações Navais”, lembrou.

CISMAR e CCTOM

Ainda durante a visita, o Ministro Braga Netto conheceu o Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR), Organização Militar subordinada ao Comando de Operações Navais com atribuição de promover a consciência situacional do tráfego marítimo. O CISMAR atua integrado com organizações governamentais, para coibir a pesca ilegal e não autorizada, além do tráfico de drogas, entre outras atividades.

Por fim, o titular da Pasta da Defesa conferiu as atividades desenvolvidas no Centro de Comando do Teatro de Operações Marítimo (CCTOM). No local, é exercido o comando das operações navais, com a participação das Forças Singulares e de órgãos do Governo.

FONTE: MD

Sair da versão mobile