Ministério da Defesa recebe delegação da Arábia Saudita após Acordo de Cooperação em Defesa

Brasília (DF), 3/10/2024 – Nesta terça-feira (2), autoridades do Ministério da Defesa, em Brasília (DF), receberam a delegação da Arábia Saudita – Autoridade Geral das Indústrias Militares (Gami) para uma reunião sobre produtos de defesa. O encontro representou uma oportunidade de firmar parcerias estratégicas na promoção de produtos, tecnologias e serviços da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira no mercado saudita, além de estimular a troca de experiências entre os dois países.

Participaram da reunião, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (Emcfa), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Secretário-Geral Luiz Henrique Pochyly da Costa; e a Secretária-Adjunta de Produtos de Defesa, Juliana Ribeiro Larenas, entre outras autoridades.

De acordo com a Secretária-Adjunta Juliana, a visita marca um incremento das relações bilaterais de cooperação e transferência de tecnologia na construção de uma indústria de defesa inovadora e competitiva no cenário global. “Percebemos na delegação da Arábia Saudita a predisposição em estabelecer sólidos laços de cooperação com nossa indústria de defesa. É importante destacar que a visita foi uma solicitação da Autoridade Geral das Indústrias Militares Saudita, justamente devido ao atual patamar de avanço tecnológico da base industrial de defesa brasileira, que gera produto de alto valor agregado”, afirmou a secretária.

No mês de junho, o Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o Ministro da Defesa da Arábia Saudita, o príncipe Khalid bin Salman, assinaram o Acordo de Cooperação em Defesa, na cidade de Riade, capital da Arábia Saudita.

Em passagem pelo país, a delegação estrangeira visitou a Embraer, onde conheceu o portfólio de produtos da empresa brasileira, além da planta da aeronave KC-390 e o interior do avião. A comitiva esteve, ainda, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), ambos no interior de São Paulo.

FONTE: MD

Sair da versão mobile