Marinha do Brasil estende esforços da Operação “Pantanal” ao Estado de Mato Grosso

Há duas semanas, as Forças Armadas vêm somando esforços nas ações desencadeadas pela Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa para combate aos focos de incêndio no Bioma Pantanal. As atividades que inicialmente estavam concentradas em Mato Grosso do Sul foram estendidas ao Mato Grosso, estado vizinho.

O lançamento da Operação “Pantanal”, no Estado de Mato Grosso, ocorreu no dia 7 de agosto, no aeródromo do Sesc Pantanal, em Poconé, reunindo representantes das instituições envolvidas no combate às queimadas: Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB), Governo do Estado de Mato Grosso, Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (CBMMT e CBMMS), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além do Sesc Pantanal e de proprietários rurais da região.

Em Mato Grosso, onde hoje se concentram os pontos de queimadas mais críticos, estão empregados o Super Cougar (UH-15) da MB, o Black Hawk (UH-60) e o Amazonas (C-105) da FAB, dois aviões Air Tractor do CBMMT para voos de reconhecimento, lançamento de água e transporte de brigadistas, fuzileiros navais e bombeiros militares. As ações contam, ainda, com apoio de maquinário, caminhões pipa, entre outros meios terrestres.

O aeródromo do Sesc Pantanal foi escolhido por ser um ponto estratégico para o emprego dos meios, visando economia de recursos, otimização do tempo, entre outros fatores. As ações têm consistido em infiltração e extração das equipes nos pontos mais próximos aos focos de incêndios, considerados locais de difícil acesso, além do lançamento de água pelos Air Tractor do CBMMT.

Operação Pantanal em MS

Em Corumbá, navios e embarcações da MB e o Pantera (HM-1) do EB estão atuando no transporte das equipes de bombeiros militares e brigadistas do Ibama Prevfogo para atuarem no combate aos incêndios em áreas da Serra do Amolar, uma das regiões mais bonitas do Pantanal sul-mato-grossense.

FONTE: MB

Sair da versão mobile