Forças Armadas transportam 168 toneladas de carga e realizam 314 horas de voo em 10 dias de missão em Manaus

Por Capitão-Tenente (T) Fabrício Costa

As Forças Armadas não têm medido esforços para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 no estado do Amazonas e, em especial, na capital Manaus. Passados dez dias que o Governador Wilson Miranda Lima solicitou apoio ao Ministério da Defesa (MD), os números são impressionantes.

Do dia 8 de janeiro para cá, foram transportadas 168 toneladas de carga para Manaus; realizadas 314 horas de voo; entregues 36 tanques de oxigênio líquido, 1.510 cilindros de oxigênio gasoso, 40 respiradores e 12 usinas de oxigênio.

Neste fim de semana, por exemplo, os militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica trabalharam incessantemente para executar, principalmente, as seguintes ações: transporte de pacientes e de oxigênio, montagem de Hospital de Campanha e entrega de respiradores.

Transporte de pacientes

No domingo à noite (17), 15 pessoas foram transferidas para João Pessoa-PB e 12 para Natal-RN. Na madrugada de sábado para domingo, 15 pacientes desembarcarem em Brasília-DF. No sábado à noite, 11 pacientes chegaram a São Luís-MA. Os transportes foram realizados por aviões C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB).

Oxigênio

Ainda no domingo à noite, uma aeronave C-130 (Hércules) transportou 10 tanques de oxigênio líquido e um gerador de oxigênio gasoso, de Brasília para a capital amazonense. O total da carga é de 13,5 toneladas.

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa

Sair da versão mobile