Por Guilherme Wiltgen
A Marinha do Brasil e a AgustaWestland anunciaram a assinatura do contrato para uma grande atualização de meia-vida em oito helicópteros Super Lynx Mk21A. O contrato, avaliado em mais de US$ 160 milhões (€117 milhões), inclui a substituição dos atuais motores pelo LHTEC CTS800-4N, os mesmos que equipam a mais nova versão da família Lynx, o AW159 Wildcat, do sistema navegação, inclusão do Full Glass Cockpit e os aviônicos de missão. Um abrangente pacote de suporte e treinamento, que inclui um dispositivo de treinamento de voo, também faz parte do contrato.
As atividades de atualização terão início em meados de 2015 na fábrica da AgustaWestland, em Yeovil, com o primeiro helicóptero programado para ser entregue ao Esquadrão HA-1 no outono de 2017, e a conclusão dos oito helicópteros previsto para o início de 2019.
Essas atualizações darão a Aviação Naval brasileira uma melhoria significativa em suas capacidades, com melhor desempenho, alcance e eficácia operacional de missão da aeronave.
O programa de atualização fornece evidências da capacidade e expertise da empresa em helicópteros navais, e fortalece ainda mais a parceria de longa data com a Marinha do Brasil, uma das operadoras líderes do helicóptero Lynx, utiizando desde 1978 a versão Lynx Mk-21, similares aos HAS.2 da Royal Navy.
Novos motores
Os motores CTS800-4N, já são utilizados nos Lynx Mk9A do Exército Britânico (AAC), no Super Lynx 300 e no AW159 Wildcat, fornecerá aos Mk21A grandes melhorias de desempenho em ambientes quentes e altos, permitindo aumento da carga útil e uma extensa área de operação.
Novo painel e sensores
O novo painel, full glass cockpit, será totalmente compatível com o uso de OVN (Óculos de Visão Noturna) e complementado por um conjunto de avançados aviônicos, que compreende um processador tático, sistema de navegação baseado em satélite, TCAS, sistema de pouso por instrumento, RWR/ESM integrados, dispensers de contramedidas (Chaff/Flare) e um novo guincho de resgate (Hoist), acionado eletricamente.
NOTA do EDITOR: Esta modernização foi alvo de matéria feita pelo DAN, quando da visita a AgustaWestland em 2013, e sugerida como opção a MB para a modernização dos nossos Super Lynx.
As aeronaves modernizadas receberão a nova designação de AH-11B Super Lynx e já estão sendo carinhosamente chamados de WildLynx, devido as muitas partes em comum que terão com o Wildcat.
BRAVO ZULU HA-1! Vida Longa aos Linces!
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Obrigado, Sr. Gilherme! Algumas fontes que vi mostravam, agora fico sabendo que erroneamente, o número de 12 aeronaves no HA-1! Realmente achei que cada escolta tinha um helicóptero orgânico, subordinado ao respectivo esquadrão! Vi a notícia, também, que foram modernizados em número de seis! Agora fiquei sabendo que foram apenas 5! Obrigado, mais uma vez, pela correta orientação! Preciso rever minhas fonte urgentemente! rsrs…Fiquei muito feliz com a notícia desta nova modernização e da adição da opção de usarem uma .50, como armamento! Boa noite!
Sr. Guilherme, gostaria de tecer algumas considerações e perguntas: Bem, temos 14 navios de escolta! Hoje temos, virtualmente, 12 Lynx! Número insuficiente para todos os escoltas aptos a operá-los! Sendo que apenas 6 foram repotencializados e atualizados! Estava esperando que fossem anunciados, estes 6 últimos, que fossem elevados ao mesmo padrão dos primeiros! E agora esta notícia! Como seria esta atualização de 8 aeronaves? Os seis já atualizados e mais dois que ainda não o foram? E como ficam os outros escoltas sem um vetor tão especializado e adequado ao tipo de missão exigido à MB?
Ricardo, vamos por partes:
1) A MB na década de 90 comprou 9 Super Lynx (novos de fábrica) e realizou o up-grade em 5 Lynx remanescentes.
2) Todas as aeronaves passaram a ser Super Lynx, ou seja, todas estavam no mesmo padrão, não existindo a situação que descreveu acima.
3) Como as 8 células estão todas no mesmo padrão (AH-11A), a modernização para AH-11B vai ser igual.
4) Com relação aos escoltas, não muda muita coisa, pois nunca todas as Fragatas e Corvetas estão disponíveis ao mesmo tempo mas, com o processo de modernização concluído, teremos uma maior disponibilidade das aeronaves, podendo embarcar em mais escoltas simultâneamente, lembrando que, ainda mantemos um Super Lynx permanentemente embarcado na UNIFIL.
Espero ter respondido todas as suas perguntas.
FA
fugindo um pouco dos LYNX; como anda o processo dos helicopteros de instrução e dos utilitarios leves ??????
E o que que a MB vai fazer com as outras 4 unidades do LYNX que não serão mordenizadas?
Mateus,
Provavelmente vão ser enviados para o museu (Museu da AvN e MUSAL).
Um Super Lynx deve ser colocado na entrada do HA-1, a exemplo do que foi feito no HU-1 e HI-1.
FA
Excelente noticia. Devagar toda a aviação de asas rotativas das 3 armas vai sendo modernizada. Isto é muito bom! Oque não pode é ficar parado e isto não estamos.
Juro q não entendo… esse valor compraria 3 wildcats pelo menos…
e depois faria-se como os mh-16, cada ano ia comprando 1 ou 2… mas teria ANV pra mais 40 anos e no estado da arte!!!
Agora é uma meia-sola pra no máx uns 10-15 anos de uso… e depois????
Erich Wolff,
Do que nos adiantaria 3 Wildcat neste momento? Nada, ficaria pior do que já está.
A MB avaliou muito bem esta modernização e, no momento, foi a melhor opção.
Quando da substituição do Super Lynx para o Wildcat, daqui a 15 anos, meio caminho já foi dado.
Hoje estamos colocando os aviônicos e motores do Wildcat no Super Lynx, a próxima etapa é trocar a fuselagem do Super Lynx pela do Wildcat, e já teremos oito AW159.
FA
Guilherme, tenho algumas perguntas em relação a essa atualização ?
– Referente a substituição dos atuais motores pelo LHTEC CTS800-4N, a MB ficará com os antigos motores para uma eventual necessidade ou esse tipo de atualização engloba troca de sistemas e motores ficando os antigos com o fabricante?
– Quatro anos para atualizar (8) Helicópteros, não é muito tempo para isso ?
– Qual o número de Super Lynx, hoje na MB.
– E por final como é enviado esses Helicópteros, por Navio ou Avião?
Gallito,
Vamos lá:
1) O atual GEM 42-1 Mk 1017 está com a sua produção descontinuada e após a troca pelos CTS800-4N, não terá mais utilidade para a MB. Não sei te informar quem ficará com os motores, mas provavelmente a AW.
2) Depende do seu fluxo de caixa, vamos fazer no tempo que cabe no nosso bolso.
3) 12
4) Está a cargo da AW o transporte para Yeovil. Pelo o que conversamos, provavelmente serão por via aérea.
FA
Grato pelas respostas Guilherme !
Hum, tá na hora de tornar o Penguin um míssil anti-navio padrão de médio alcance e deixar os Exocet para ataques a longa distância! Um boa aquisição também seria o torpedo leve MU90. Que acham?
Nelson,
Levando em conta que o Penguin é compatível com o Lynx, parece interessante do ponto de vista logístico, HS e HA utilizando o mesmo MAS, mas acho que devemos aguardar para ver o FASGWL, que seria o sucessor natural do Sea Skua.
O MU-90 só apartir da definição do Prosuper, e se esse adotar o mesmo como torpedo padrão, caso contrário, sem chance.
FA
Uma dúvida: os AH-11A/B da MB serão configurados como são na RN (Piloto/RSO) ou (1P/2P – um deles acumulando o papel de RSO)?
General Lee,
A MB utiliza 1P e 2P, e será assim também na vesão “Bravo” do Super Lynx, ficando o 2P com o radar e o FLIR e, se for preciso, pilotando também.
FA
Obrigado.
Boa tarde , enquanto ao armamento ha alguma especulação , de futuras compras ou o mesmo ainda será usado.
Kleber,
Por enquanto os armamentos serão os mesmos.
FA
Incríveis aeronaves e como morador de SPA, digo que já a vi de todas as formas e fazendo muita coisa, 8 Aeronaves está de bom tamanho! Agora que poderia ser anunciado mais a frete e a aquisição dos WildCats hehe… Não vejo os Sea Hawks como substitutos, são excelentes aeronaves mas não as vejo no lugar dos Lynx, se a MB seguir o padrão poderia mais a frente fazer essa compra ?? Abraços !!
Marcos,
É um privilégio poder morar em SPA! rsrsrsrs
Eu também acredito que as duas aeronaves possuem seu lugar na MB, não sendo facultada a mesma, abrir mão de uma em detrimento da outra e vice-versa.
Como se diz no popular “cada um no seu quadrado!”
FA
Wiltgen essa modernização deixará os nossos lynx praticamente equivalentes aos wildcat ingleses?
Praticamente.
Podia mordenisar todas unidades
Matheus,
Serão modernizadas as células com mais horas de voo disponíveis. Algumas células são dos antigos SAH-11 (Lynx Mk-21) que sofreram up-grade para a versão Super Lynx (Mk-21A).
FA