Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha
É com muita tristeza que comunicamos o falecimento do nosso amigo Capitão de Fragata Luís Marcelo Dias de Oliveira, atual Comandante do 1°Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), ocorrido ontem (03/11) no Hospital Naval Marcílio Dias, onde há cerca de duas semanas, vinha lutando contra problemas relacionados a uma grave mediastinite e complicações dela advindas.
Nosso amigo de muitos anos, MAD (como chamávamos pelo seu trigrama) nasceu no Rio de Janeiro em 30/06/1976, foi a Guarda-Marinha em 12/12/1998 e Capitão de Fragata em 31/08/2016, atual posto.
Na Marinha, optou pela Aviação Naval, onde realizou o Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais (CAAVO), se formando em 2001 como Primeiro Colocado da sua turma.
Fez carreira a bordo do Esquadrão HA-1 pilotando as aeronaves AH-11A e AH-11B, sendo Comandante Operativo de Aeronave (COA), Instrutor de Voo, Checador de Voo IFR e Piloto de Testes de aeronave “Wildlynx” AH-11B.
O Comte. Marcelo Dias assumiu o Comando do EsqdHA-1 em 19/07/2019, coroando sua carreira como Aviador Naval e de piloto de Lynx.
No dia 02/08/20 tivemos a oportunidade de entrevistá-lo ao vivo, diretamente do Líbano, como Chefe do Destacamento Aéreo Embarcado (CheDAE) a bordo da Fragata Independência (F 44).
Para nós do DAN é até difícil falar sobre o MAD nesse momento, um militar exemplar e um exímio piloto de Lynx, que eu costumava brincar que ele era o último da “old School”. Nutríamos duas paixões, o Lynx e o Flamengo. Era fácil ser seu amigo!
Na última vez que estivemos pessoalmente, antes da comissão no Líbano, fez questão de nos presentear com a bolacha comemorativa dos 42 anos do Esquadrão e com a moeda do HA-1.
Hoje, a Toca do Lince amanheceu triste, a Marinha perdeu um Oficial exemplar, a Aviação Naval um excelente e dedicado piloto e nós um grande amigo…
MAD, luz verde no convoo, livre decolar… vai em paz meu amigo, sentiremos a sua falta Lince Líder!
Invenire Hostem et Delere