Segundo informações, no último dia 8 deste mês, foi visto no aeroporto Ben Gurion em Tel Aviv, o Boeing 767-328 ER/MMTT da Israel Aerospace Industries (IAI), que será o primeiro 767-300 ER convertido para a Força Aérea Brasileira no programa KC-X2.
A aeronave é o Boeing 767-300 (ex N764NA), equipado com 2 motores GE CF6-80C2B6F, que voou pela primeira vez em 1993 nas cores da Air France sob o prefixo F-GHGI, sendo transferido em 2003 para a Zoom Airlines. Esta empresa encerrou suas atividades em 2008 e a aeronave passou então a servir a North American Airlines.
Este Boeing 767-300ER foi retirado de serviço e estocado nos EUA em abril deste ano, após ser escolhido, voou para Israel onde se dará a conversão em avião tanque para a FAB.
Não se tem notícia de quando a aeronave estará pronta para ser incorporada à FAB, mas vários spotters estão de olho e prontos para “fritar” o próximo avião tanque da FAB.
COLABORARAM: Alcântara e Marino
Boa tarde Padilha! De que maneira vc acha que as eleições presidenciais podem atrapalhar o kc-x2? E ainda, vc acredita que o projeto kc 390 ( que vem ganhando destaque nas mídias) também pode atrapalhar o kc-x2?
Quem é apaixonado por aviação e entende um pouquinho, sabe que o kc 390, mesmo sendo um projeto de excelência, não preenche a lacuna deixada pelos saudosos B707 (sucatões).
vc
Amigo, as eleições são uma incógnita neste momento.
A FAB tem muitos programas e é preciso saber se o seu orçamento irá comportar tudo, sem que haja aporte de verbas do GF.
O KC390 tenho certeza que sairá.
O KC-X2 depende do que expus acima.
Da mesma forma o programa do A-1M e do F-5 jordaniano.
Vamos ver em 2015 o que vai acontecer.
Parece que o leasing do Gripen C/D subiu no telhado justamente por falta de verbas.
Tá feia a coisa para as Forças armadas.
PS: Não chame os KC-137 de sucatões pq eles nunca foram.
A FAB tem a intenção de preservar uma célula com flyng boon em função de participação em operações internacionais.
Dependendo da condição orçamentária, o Corsário poderá receber uma célula Kombi para ser utilizada enquanto as outras duas estão em processo de conversão, ficando esta célula para ser a última convertida.
Grande abraço
Boa tarde Sr. Padilha…..infelizmente suas informações são desmentidas pela Força Aérea.
Todos os brasileiros gostariam que fosse verdade, porém no momento não há nada de concreto. A realidade é que o Brasil hoje não tem um reabastecedor estratégico e muito menos uma aeronave de longo alcance para atender a emergências de grande vulto, ou até mesmo a retirada das tropas de paz no Haiti. Continuamos acreditando que a FAB voltará a ter um Long Range em sua frota. Esperamos as eleições para saber se algo vai mudar em relação ao KC-X2.
Esperamos que
Oi José. A informação foi dada pelo israelense que clicou a aeronave lá.
Não li, nem vi em nenhum lugar a FAB contestar a informação do israelense.
Sei que muita coisa está dependendo de verbas, mas o KC-X2 está assinado, logo, como vc mesmo disse, esperamos que esteja em andamento.
Vamos torcer, pois a FAB precisa de seu reabastecedor de longo curso.
Abs
72 ton ???
Dá para reabastecer completamente uns 2 a 3 KC-390 pelo menos…
Quanto aos ciclos talvez durante o período de 2003 a 2008 na Zoom que estava em má situação esta aeronave tenha voado pouco…. Só pode….
SE a FAB quiser melhorar a frequência das operações Cruzex e outras, dispor da possibilidade de reabastecer com o BOOM seria muito importante para atender principalmente os operadores dos F-16 que não necessitariam de trazer suas aeronaves reabastecedoras e seria tanto um novo aprendizado operacional como possibilitaria operar/adquirir futuramente aeronaves com este tipo de sistema de reabastecimento.
Poderia-se até estudar mais adiante algumas unidades “estratégicas” do KC-390 com opção de se abastecer por BOOM se o diferencial de abastecimento for grande o suficiente.
Não sei se o diferencial é tanto já que o sistema por probe do KC-390 é o mais moderno…
se o diferencial de abastecimento/tempo for apreciável.
Ao colega que perguntou a capacide, sao 72t de querosene nos tanques do avião.
Também acho estranho, pra não dizer impossível, um avião de 93 bem voado como este ter menos de 5000 ciclos, alguém está levando gato por lebre aí…
Posso estar enganado mas,a mão de obra da EMBRAER é Brasileira e da CERTO.
Tão certo que farão o Gripeen e será um belo e perfeito CAÇA,talvez nem precise benzer,fazer simpatia contra “olho-gordo”,pessimismo e outras coisas mais….
Israelense trabalha ligeiro , vai chegar rápido e com acabamento de primeira !
Não tendo mão de obra brasileira tudo dá certo!
os aviões da Embraer estão cheios de mão de obra brasileira e dão muito certo.
Boa!
Lembro até q estavam em porto alegre, aguardando um comprador….
Ue, não seriam ANV q eram da TAM????? Q eles desistiram de usar para padronizar a frota nos air bus????
Alguém sabe quantas toneladas de combustível ele carrega ?
Ótima notícia!!!! Padilha publica aí a programação do Domingo Aéreo! Já saiu!!
http://domingoaereo.com.br/
Publicado.
Será que pelo menos um fica pronto a tempo para quando nossos pilotos forem buscar os GRIPENS na Suécia vão precisar de um avião reabastecedor de longo alcance.
Serão quantas unidades como estas?
3 se não estiver enganado.
O plano da FAB contempla 3. No DOE que tratou do assunto, consta apenas 2.
Quantos ciclos ele possui? Com esta idade e se tratando de um 767, menos de cinco mil ciclos como estipulado pela FAB é muito difícil de ter.
Não sei responder. A informação veio do fotografo que clicou ele lá em Israel.
O flying boom não será utilizado pela FAB, mas estará instalado no avião da mesma forma? A dúvida surgiu porque este equipamento não está presente nas fotos apresentadas dos operadores anteriores, então porque estaria no avião da FAB?
De qualquer maneira é boa notícia pois mostra que o processo está em andamento.
Também achei estranho, mas como a aeronave ainda não está convertida, isso será retirado. Só sei que em abril ela estava nos EUA.
Padilha, não será utilizada pela FAB, mas poderá ser utilizada (se for o caso) por outras aeronaves em exercícios tipo Cruzex ou (hipoteticamente falando) em operações conjuntas.
Sem esquecer que o Fly Boom pode ser adaptado para usar o Drogue também, habilitando a aeronave a reabastecer três caças ao mesmo tempo!
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4a/Boeing_KC-135E_boom_drogue_adapter.JPEG
Bem lembrado. A França usa assim. Bom, agora só nos resta esperar nossos amigos em Israel, clicar a aeronave pintada nas cores da FAB.
O uso deste adaptador seria realmente muito interessante.
A primeira foto é o mesmo avião das demais fotos?
Se for,colocaram o FB posteriormente,então isso quer dizer que esta será a configuração da FAB.
Basta seguir o texto. coloquei as fotos na sequência.
Não é muito velho?
Pelo menos este projeto está evoluindo.