O A-10C é uma versão melhorada do famoso A-10A, que serviu como aeronave de apoio aéreo aproximado importante para a Força Aérea dos EUA, Guarda Aérea Nacional, e reserva por cerca de 30 anos. A 10C-foi atualizado para atender padrões do século XXI, usando sistemas como o Multi-Function Displays Cor (MFCD), armas orientadas por GPS e com suporte de um link de dados.
Mantendo todas as características do A-10A, o A-10C se transformou em um game mais preciso, com os sistemas de navegação mais modernos, armas de ataque de precisão (Maverick, JDAM, WCMD e bombas guiadas a laser), e de um sistema integrado de contra-medidas eletrônicas.
O A-10C tem participado em operações sobre o Iraque eo Afeganistão e provou ser uma arma precisa e eficaz na “Guerra ao Terrorismo”. Seu equipamento avançado reduziu muito o número de incidentes de “fogo amigo” – em grande parte graças a Consciência Situacional Datalink (SADL) e a capacidade de identificar melhor os alvos com o uso do pod Litening IIAT segmentação.
O A-10C é claro, mantém a sua capacidade de fazer o que foi originalmente projetado para fazer: Destruir os tanques em um campo de batalha.
Apesar de muitos sistemas de computador e armas serem novos no A-10C, a maioria dos sistemas restantes foram mantidas. Motores, combustível, sistemas elétricos, hidráulicos e de emergência, comunicações e de iluminação não diferem daqueles nas últimas versões de + A-10A/A-10A. Como nas versões anteriores, o A-10C – é muito fácil de pilotar e é muito estável, sendo uma ótima plataforma de armas. Para aqueles familiarizados com DCS: Black Shark, sentimos que o A-10C será muito mais fácil de voar!
Assista abaixo o Teaser do A-10C Warthog