Vazamento de gás do Nord Stream 2 no Mar Bático: Ataque ou Sabotagem?

Bolhas de gás do Nord Stream 2 vazam no Mar Báltico perto de Bornholm, Dinamarca, em 27 de setembro de 2022.

Qualquer interrupção deliberada da infraestrutura energética da UE atenderia a uma “resposta robusta e unida”, disse um diplomata russo. Segundo indormações, dois oleodutos russos para a Europa foram atacados. Enquanto o gás continuava a vazar no Mar Báltico, não se sabe quem poderia estar por trás dos vazamentos ou qualquer ataque, se comprovado, nos oleodutos da Nord Stream 2 que a Rússia e os parceiros europeus gastaram bilhões de dólares construindo.

A Rússia, que reduziu as entregas de gás para a Europa depois que o Ocidente impôs sanções sobre a invasão da Ucrânia por Moscou, disse que a sabotagem era uma possibilidade. A União Europeia acredita que a sabotagem provavelmente causou os vazamentos detectados na segunda-feira, disse Josep Borrell, ecoando visualizações exibidas pela Alemanha, Dinamarca e Suécia. A UE não nomeou uma investigação em potencial ou sugeriu um motivo para a suspeita de sabotagem.

Enquanto o gás vaza no Báltico

Autoridades russas em quatro regiões ocupadas da Ucrânia relataram maiorias enormes de votos a favor de ingressar na Rússia, pois os Estados Unidos planejavam uma resolução da ONU condenando os referendos como uma farsa e a Rússia permaneceu desafiadora. Aldeias inteiras estão se esvaziando à medida que os ucranianos fogem da anexação russa, enquanto nas fronteiras da Rússia há desespero, pois os homens russos tentam escapar da convocação militar do presidente Vladimir Putin.

O último aviso de Putin de que ele está pronto para usar armas nucleares para defender a Rússia em meio à guerra na Ucrânia tornou uma pergunta preocupante muito mais urgente: o ex-spião da KGB está blefando?

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile