USS Arleigh Burke entra no Mar Negro sob observação russa

Por Alison Bath

NÁPOLES, Itália – Outro navio de guerra dos EUA navegou para o Mar Negro, novamente atraindo intenso escrutínio do Kremlin em meio a preocupações contínuas sobre uma potencial invasão russa da Ucrânia.

O destróier USS Arleigh Burke (DDG 51) entrou no mar através do Estreito de Bósforo na quinta-feira para uma patrulha de rotina em apoio aos aliados e parceiros da Otan, disse a 6ª Frota dos EUA em um comunicado.

O aumento de tropas russas perto de sua fronteira compartilhada com a Ucrânia está alimentando temores de que Moscou possa estar planejando invadir e anexar mais território ucraniano, como fez na Península da Crimeia em 2014. A maior parte da comunidade internacional não reconhece a reivindicação da Rússia à Crimeia.

“Agora, mais do que nunca, estamos firmemente ao lado de nossos aliados e parceiros da OTAN na região do Mar Negro”, disse o comandante. Patrick Chapman, comandante do USS Arleigh Burke.

A Rússia, que frequentemente se irrita com os navios americanos que chegam ao Mar Negro, descreveu as patrulhas como desestabilizadoras e provocativas. Seus militares estavam monitorando os movimentos do Arleigh Burke, informou a agência de notícias estatal russa TASS na quinta-feira.

A patrulha do Arleigh Burke no Mar Negro segue a do destróier USS Porter, que partiu no início deste mês depois de mais de duas semanas na região. O navio de comando USS Mount Whitney também partiu no meio do mês, após passar cerca de 11 dias no Mar Negro, participando de exercícios com a Geórgia, Romênia, Bulgária, Turquia e Ucrânia.

Ambos os navios chamaram a atenção e comentários russos significativos, embora o Kremlin provavelmente soubesse das intenções dos EUA pelo menos duas semanas antes de a Marinha entrar no mar. Os navios de guerra de países fora do Mar Negro que pretendem transitar pelos estreitos que conectam o Mar Mediterrâneo e o Mar Negro devem notificar a Turquia com pelo menos 15 dias de antecedência.

A Convenção de Montreux de 1936 sobre a regulamentação dos movimentos através do estreito também limita o número desses navios de guerra no Mar Negro a qualquer momento.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

Sair da versão mobile