Por John Vandiver
STUTTGART, Alemanha – Os EUA e a Polônia concordaram com um acordo de defesa que levará a mais tropas americanas posicionadas no país da Europa Central, disse sexta-feira um importante diplomata dos EUA.
Os dois países concluíram as negociações sobre um novo Acordo de Cooperação de Defesa Reforçada, que “implementará a visão conjunta de nossos dois presidentes para melhorar a presença militar dos EUA na Polônia”, escreveu o embaixador de Washington na Polônia, Georgette Mosbacher, em um post no Twitter.
Washington e Varsóvia estão envolvidos em longas conversas sobre o plano de adicionar tropas americanas e uma das principais decisões foi quanto a Polônia gastaria.
O presidente Donald Trump insistiu que Varsóvia ganhasse a maior parte da conta, mas não ficou claro na sexta-feira como o ônus financeiro seria compartilhado.
O acordo ocorreu dois dias depois que o secretário de Defesa Mark Esper anunciou planos para reduzir as forças na Alemanha e disse que os EUA estão prontos para agir na Polônia “uma vez que Varsóvia assina um acordo de cooperação em defesa e um acordo de compartilhamento de encargos, como prometido anteriormente”.
O conceito acordado no ano passado por Trump e pelo presidente polonês Andrzej Duda pede a adição de 1.000 soldados no país. Os EUA já têm vários soldados na Polônia em uma base rotacional, incluindo uma brigada de tanques. As forças vivem em condições austeras, mas houve discussões sobre a melhoria das instalações.
Em junho, Trump disse que algumas das tropas retiradas da Alemanha podem ser enviadas para a Polônia. Espera-se que a nova iniciativa envolva uma variedade de unidades rotacionais e se baseie em uma missão que tem crescido constantemente nos últimos cinco anos. Seu foco será em áreas como uma presença maior de operações especiais, criação de um esquadrão de drones e logística.
Esper disse quarta-feira que o Exército decidiu que a recém-criada sede do V Corps em Fort Knox, Kentucky, enviará uma unidade avançada de cerca de 200 soldados à Polônia para ajudar o Exército dos EUA na Europa a coordenar como as forças manobram em todo o continente.
FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN