Tropas da Rússia e bielorrússia prontas para grande exercício perto das fronteiras orientais da OTAN

Tanques russos durante a Zapad 2017

Por John Vandiver

Stuttgart, Alemanha – Rússia e Bielorrússia estão se preparando para exercícios militares em larga escala, perto do flanco oriental da Otan, que um oficial militar bielorrusso na quinta-feira disse que envolverá quase 13.000 tropas.

“Cerca de 12.800 tropas participarão dos exercícios no território da República da Bielorrússia, incluindo 2.500 russos e até 50 do Cazaquistão”, disse o ministro da Defesa da Bielorrússia, Viktor Gulevich, conforme citado pela agência de notícias oficial da Rússia.

A cada quatro anos, a Rússia e a Bielorrússia realizam o exercício Zapad, que enerva os EUA e as autoridades militares da OTAN, mostrando que Moscou poderia usar o exercício como um meio para mover tropas maiores do que o número anunciado de Forças.

Depois do Zapad em 2017, as autoridades da OTAN disseram que a Rússia e a Bielorrússia excederam muito o número de tropas permitidas para participar do exercício sob regras no documento de Viena, que regula os exercícios militares e exigem notificação e acesso observacional para eventos que excedam 13.000 tropas.

O exercício, que começa em setembro, vem em meio a tensões em andamento na região. A Lituânia, que faz fronteira Bielorrússia, reclamou sobre o fluxo de migrantes, vindo tão longe, em toda a fronteira com o país.

Tanques russos e armas anti-aéreas autopropulsadas durante o exercício de Zapad. Foto: profimedia.cz.

Enquanto a Bielorrússia é o hospedeiro principal para o Zapad, programado para ocorrer de 10 à 16 de setembro, outros exercícios relacionadas também são realizados na Rússia. A TASS disse que o Zapad 2021 envolverá cerca de 140 tanques, 110 sistemas de artilharia e vários lançadores de foguetes. Mais de 30 aeronaves diferentes também fazem parte do evento.

TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

Sair da versão mobile