O Ministério da Defesa da Coreia do Sul revelou seu plano de defesa de médio prazo para 2021-2025. O ministério diz que vai iniciar o processo de aquisição de um porta-aviões leve a partir do próximo ano e de desenvolver um sistema de interceptação de mísseis Iron Dome nacional.
Um gráfico distribuído pelo ministério mostra o porta-aviões leve que é semelhante em forma e tamanho aos navios de assalto anfíbio dos EUA. No entanto, ele tem uma ilha mais longa e duas chaminés em vez de uma. Não há deck em ângulo ou sistema de catapulta.
O navio será equipado com o F-35B. Seul também quer que seu sistema de defesa aérea Iron Dome nacional entre em serviço após 2025, a fim de proteger as áreas metropolitanas de foguetes e projéteis de artilharia disparados pela Coreia do Norte.
Também aumentará a produção dos mísseis L-SAM e aprimorará as capacidades de radar de alerta antecipado. O caça KF-X deve estar pronto em 2026 para substituir os caças F-4 e F-5 do RoKAF. O novo caça que está sendo projetado pela KAI terá armas nativas ar-ar e ar-solo.
O país também vai iniciar um programa para ter um radar AESA para o F-15K. É provável que este novo radar seja desenvolvido na Coreia do Sul.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Alert 5