Por Marianna Parraga & Roslan Khasawneh
CIDADE DO MÉXICO / SINGAPURA (Reuters) – Petroleiros que transportam quase dois meses da produção venezuelana de petróleo estão presos no mar, enquanto as refinarias mundiais evitam o petróleo do país para evitar a transgressão das sanções norte-americanas, segundo fontes da indústria, documentos da PDVSA e dados de remessa.
Washington está reforçando as sanções para cortar as exportações de petróleo da Venezuela e privar o governo do presidente socialista Nicolas Maduro de sua principal fonte de receita.
As exportações dos membros da Opep estão pairando perto dos níveis mais baixos em mais de 70 anos e a economia entrou em colapso, mas Maduro aguentou, para frustração do governo do presidente dos EUA, Donald Trump.
Washington colocou na lista negra navios e comerciantes este mês por seu papel no comércio e transporte de petróleo da estatal PDVSA e ameaçou adicionar mais à sua lista de entidades sancionadas.
Pelo menos 16 navios-tanque que transportam 18,1 milhões de barris de petróleo venezuelano estão presos no mar em todo o mundo, à medida que os compradores os evitam para evitar sanções, segundo dados da Refinitiv Eikon. Isso equivale a quase dois meses de produção na atual taxa de produção da Venezuela.
Algumas embarcações estão no mar há mais de seis meses e navegaram para vários portos, mas não conseguiram descarregar.
Cargas de petróleo raramente são carregadas em um navio-tanque sem um comprador. Aqueles que estão na água sem compradores geralmente são vistos como angustiados no setor e geralmente são vendidos com desconto.
Cada navio-tanque incorre em pesadas cobranças pelo atraso diário da descarga. O custo de um navio que transporta petróleo venezuelano é de pelo menos US $ 30.000 por dia, de acordo com uma fonte.
“Esta é a nossa terceira tentativa de encontrar um comprador”, disse um executivo de uma companhia de petróleo registrada como cliente da PDVSA, que levou uma carga de petróleo pesado venezuelano em janeiro e não conseguiu vendê-la devido à possibilidade de sanções.
A carga acumula taxas na África há mais de 120 dias, disse o executivo, falando sob condição de anonimato.
Até mesmo os clientes de longa data da PDVSA estão lutando para concluir transações permitidas sob sanções, para pagamento de dívidas ou troca de alimentos, acrescentou o executivo. Os compradores estão preocupados com as sanções, mesmo para essas cargas.
O MT Kelly, com bandeira do Panamá, é um dos navios presos no mar. Navegou para a Turquia em abril, sem afretamento divulgado pela PDVSA em sua programação de carregamento mensal. O navio entrou no Mediterrâneo apenas para se virar, navegar de volta pelo Estreito de Gibraltar e seguir pela costa da África, segundo os dados.
A PDVSA, o ministério do petróleo da Venezuela e a Altomare SA, com sede na Grécia, gerente comercial da MT Kelly, não responderam aos pedidos de comentários.
A maioria dos outros navios-tanque partiu para a Malásia, Cingapura, Indonésia ou Togo, onde normalmente transferem seu petróleo para outros navios no mar, às vezes disfarçando sua origem antes de serem enviados para um refinador. Os navios não descarregaram, mas alguns desligaram os transponders que transmitem sua posição, de acordo com os dados da Eikon.
Seis dos navios ancorados na Malásia são gerenciados pela Eurotankers Inc, com sede na Grécia, e aguardam até quatro meses para descarregar, segundo os dados da Eikon. O Eurotankers não respondeu a um pedido de comentário.
A Libre Abordo, do México, que juntamente com a empresa Schlager Business Group afretaram três das cargas retidas de acordo com os documentos da PDVSA, se recusaram a comentar. As empresas foram incluídas na lista negra do Departamento do Tesouro dos EUA na semana passada, juntamente com seus proprietários por negociarem petróleo venezuelano através de um pacto descrito pelas empresas como um acordo de petróleo por alimentos.
A GPB Global Resources, de Amsterdã, que fretou outras duas cargas, se recusou a comentar sobre os navios, mas disse que a empresa e suas subsidiárias “estão conduzindo negócios em conformidade com todas as regras e regulamentos aplicáveis, incluindo sanções dos EUA”.
A Richeart International, com sede em Hong Kong, responsável por mais quatro remessas, não pôde ser contatada para comentar.
A situação difícil das exportações da Venezuela ocorre quando a maioria dos países produtores de petróleo continua lutando para alocar altos estoques em um mercado superalimentado, o que diminuiu o apetite de muitos compradores por petróleo de risco, como petróleo iraniano e venezuelano.
A ameaça de sanções mais rigorosas dos EUA também está atrapalhando o mercado global de remessas. Desde o final de maio, pelo menos seis navios-tanque que estavam navegando em direção à Venezuela ou aguardando o carregamento das exportações foram desviados, já que os Estados Unidos consideram a lista negra de mais navios e empresas de navegação por supostas violações de sanções.
Reportagem de Marianna Parraga na Cidade do México e Roslan Khasawneh em Cingapura; reportagem adicional de Luc Cohen em Nova York e Ana Isabel Martinez na Cidade do México; Edição por Simon Webb e Tom Brown.