O governo quer apoiar o setor durante um período difícil e acelerará os investimentos em defesa em mais de 1 bilhão de coroas norueguesas. Juntos, criaremos mais e tiraremos a Noruega da crise e iremos adiante. “Ao acelerar a atualização de corvetas costeiras para a Marinha e tanques para o Exército, podemos desenvolver capacidades de defesa e apoiar a indústria norueguesa”, disse o ministro da Defesa Frank Bakke-Jensen.
“Essas são medidas que ajudam as empresas a voltar aos trilhos e levar as pessoas ao trabalho, além de obter um fortalecimento mais rápido da Defesa”, afirmou o Ministro da Defesa. Além disso, há propostas dentro do governo de um novo plano de longo prazo para o setor de defesa para pesquisar uma nova estrutura de embarcações para a defesa naval. Isso também oferece maiores oportunidades para o cluster naval norueguês.
500 milhões de NOK para corvetas navais
O governo acelerará a atualização das corvetas costeiras da Marinha da classe Skjold, a um custo superior a NOK 500 milhões. A atualização ocorrerá no período 2020-2024 e fornecerá trabalho adicional ao estaleiro e a outros fornecedores nacionais de subsistemas. O trabalho incluirá a atualização de componentes e vários dos sistemas de bordo. O novo plano de longo prazo para as Forças Armadas recomenda manter as embarcações em serviço até 2030. Essa é uma das várias medidas para compensar parcialmente a perda do KNM Helge Ingstad.
A classe Skjold é construída por Umoe Mandal e está entre as embarcações marítimas mais rápidas do mundo. O governo acelerará a modernização dos tanques leves e veículos de apoio CV90 do Exército e gastará quase NOK 600 milhões nisso. No novo plano de longo prazo para o setor de defesa, o Exército possui quatro batalhões mecanizados, todos equipados com veículos de combate e apoio CV90. Em um primeiro momento, o Exército receberá 20 veículos adicionais de combate e apoio CV90. Sua aquisição será realizada diretamente da indústria norueguesa no período de 2020 a 2023.
Pesquisa e desenvolvimento
O governo aumentará a alocação para o trabalho de pesquisa e desenvolvimento relacionado à defesa em 20 milhões de NOK em 2020. Isso significa um aumento de 71 para 91 milhões de NOK, o que ajudará a garantir emprego e conhecimento em uma área exigente da indústria e negócios noruegueses. Ele também posicionará a indústria e os negócios noruegueses em futuras aquisições, nacional e internacionalmente. Além disso, o fortalecimento permitirá o desenvolvimento mais rápido de futuros projetos planejados.
FONTE: Norwegian Ministry of Defense
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN