TEERÃ (Tasnim) – O comandante da Marinha dos Guardas da Revolução Islâmica disse que o Irã estabeleceu cidades de mísseis onshore e offshore ao longo das costas do Golfo Pérsico e do Mar de Omã, o que seria um “pesadelo” para o inimigo.
Em entrevista ao semanário Sobh-e Sadeq, o contra-almirante Ali Reza Tangsiri disse que a Marinha do IRGC, como a Força Aeroespacial do IRGC, estabeleceu cidades de mísseis subterrâneos e offshore contendo mísseis costa-mar. As “cidades flutuantes de lançamento de mísseis” seriam exibidas a critério das autoridades, observou o comandante, acrescentando: “O inimigo sabe que o Exército e o IRGC têm cidades subterrâneas (mísseis) por todo o Golfo Pérsico e as costas de Makran, mas suas informações não são precisas.”
A Marinha do IRGC está presente em todo o Golfo Pérsico e no Mar de Omã, em todos os lugares em que o inimigo nem pensaria, como um “pesadelo”, alertou o almirante. Tangsiri apontou para a iniciativa da Marinha do IRGC de formar “Basij naval” em 2.200 km das costas sul do Irã, excluindo as ilhas, dizendo que a força envolve 428 flotilhas e mais de 23.000 militares. “Todas as nossas costas estão armadas e as cidades subterrâneas do Exército e do IRGC, com várias empresas de defesa, se espalharam por toda a costa sul. A costa também está totalmente armada ”, acrescentou.
O comandante também disse que os inimigos deveriam se preparar para ouvir as notícias de novos mísseis e navios iranianos de longo alcance que eles nem imaginavam. Tangsiri continuou dizendo que a Marinha do IRGC vigia de perto todos os navios que cruzam o Estreito de Ormuz, enfatizando que se as forças dos EUA cometerem algum erro, elas serão seguidas até o Golfo do México. O Irã frequentemente critica a presença de forças estrangeiras no Golfo Pérsico, enfatizando que isso prejudica a segurança na região e que apenas os estados regionais são responsáveis por salvaguardar a segurança no corpo d’água.
O líder da Revolução Islâmica, o aiatolá Seyed Ali Khamenei, já destacou que a segurança da região do Golfo Pérsico é da competência dos países da região. “A segurança do Golfo Pérsico se relaciona com os países da região que têm interesses comuns, e não com os EUA. Portanto, a segurança da região do Golfo Pérsico deve ser fornecida pelos próprios países dessa região”, disse o Líder em 2016.
FONTE: Tehran Times
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN