Por Marco Giannangeli
A Grã-Bretanha vai enviar um submarino de ataque para o Golfo depois que o Irã apreendeu um petroleiro de bandeira britânica. Com o aumento das tensões na região, fontes destacaram que o submarino da classe Astute desempenharia um papel puramente defensivo, usando seu sofisticado equipamento secreto de coleta de informações eletrônicas para salvaguardar navios britânicos e internacionais.
Ontem à noite, o Irã aumentou sua provocação publicando imagens da Força de elite do Corpo de Guarda Nacional iraniano fazendo rappel de helicópteros para embarcar no petroleiro. É um espelho de imagens divulgadas há duas semanas pela Grã-Bretanha, mostrando os fuzileiros navais reais descendo no Grace 1, um petroleiro iraniano suspeito de transportar petróleo para a Síria.
O ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, disse que os navios britânicos “devem e serão protegidos”. Durante uma chamada de emergência com seu colega iraniano, Mohammad Javad Zarif, Hunt disse que “expressou extrema decepção por ter me assegurado no último sábado que o Irã queria reduzir a situação, e eles se comportaram de maneira oposta”. Ele acrescentou: “Isso tem que ser sobre ações, e não apenas palavras, se quisermos encontrar um caminho. Os navios britânicos devem e serão protegidos.
O submarino de 7.400 toneladas, um dos mais novos da Grã-Bretanha, poderá traçar movimentos e transmissões de voz até 200 milhas de distância. Sua suíte de guerra eletrônica pode interceptar e baixar todas as conversas com linguistas especialistas a bordo. Eles podem avaliar a transmissão e relatar de volta à sede naval, fontes dizem que vai concentrar sua atenção no porto iraniano de Bandar Abbas, e a flotilha dos chamados submarinos anões que representam uma ameaça crescente para o transporte marítimo internacional ao longo do Estreito de Hormuz. “Estamos enviando um submarino que pode muito bem já estar indo para a região “, disse uma fonte sênior da Marinha Real na noite passada. “Seu papel é uma postura secreta de inteligência, simplesmente reunindo informações para apoiar os comboios de escolta planejados dos petroleiros.
A classe Astute comanda uma capacidade significativa de guerra eletrônica e não precisa estar centrada no Golfo para ser eficaz. Na noite passada, a secretária de Defesa Penny Mordaunt confirmou que uma fragata da Marinha Real estava a apenas uma hora de distância quando as forças iranianas assumiram o controle do Stena Impero, de bandeira britânica, no que ela descreveu como um “ato hostil”. O Sr. Hunt rejeitou as alegações de Teerã de que havia realizado um ato do tipo “tit-for-tat” (retaliação) pelo confisco britânico do super-tanque Grace 1.
“Nada poderia estar mais longe da verdade. O Grace 1 foi detido legalmente em águas de Gibraltar porque transportava petróleo contra sanções da UE à Síria”, afirmou Hunt. “O Stena Impero foi apreendido em águas de Omã em clara violação do direito internacional. Foi então forçado a navegar para o Irã. Isso é totalmente inaceitável. ”O surto ocorre apenas uma semana desde que Hunt tentou aumentar o apoio ao acordo nuclear com o Irã, que viu Teerã ganhar mais de 100 bilhões de libras por promessas de não desenvolver armas nucleares, e que tem estado em andamento. à beira do colapso desde os EUA retirou o apoio.
Fontes sénior de navegação rejeitaram as alegações iranianas de que o Stena Impero colidiu com um barco de pesca e foi apreendido como parte de uma investigação. “Não há absolutamente nenhuma evidência credível para apoiar essas alegações, assim como a posição anterior do Irã de que a embarcação esteve em águas iranianas não tem qualquer ligação com a realidade”, disse a fonte. Ontem à noite, o ex-ministro das Relações Exteriores, Sir Malcolm Rifkind, disse que chegou a hora de os comboios multinacionais protegerem o transporte marítimo pela região. A Grã-Bretanha já aumentou sua presença marítima. O HMS Kent, uma fragata da classe Type 23, navegará de Portsmouth no início de setembro, elevando a força da Marinha Real do Reino Unido para nove.
O navio de apoio da Marinha chegou ontem à noite de Gibraltar, a caminho de se juntar ao HMS Montrose e um esquadrão de caça minas que também se dirigiam para o Golfo. Quatro caça minas da Marinha Real, estão no Golfo em um desdobramento de três anos, agora receberam outras tarefas de escolta. Na sexta-feira, a inteligência interceptou ordens dos comandantes do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC) para aumentar a artilharia pesada dentro do alcance do Stena Impero, disseram fontes na noite passada. Acredita-se que o Irã tenha 2.000 embarcações de ataque rápido. Mas são os submarinos anões que são a maior ameaça, disse o ex-comandante da Marinha Real, Tom Sharpe. Muitas vezes, à espreita logo abaixo da superfície, no meio do sistema de separação de tráfego [um sistema de rotas de gerenciamento de tráfego marítimo], eles estão armados com um par de torpedos pesados, disse o Comandante Sharpe. “Eles podem afundar uma fragata e possivelmente até um porta aviões. Há sempre um par no mar e eles são difíceis de rastrear e ainda mais difíceis de derrotar.
”Na noite passada, o ex-secretário de desenvolvimento internacional Priti Patel disse que as tentativas britânicas falharam em entregar uma esperada normalização das relações diplomáticas, acrescentando: Patel, agora membro do comitê seleto de relações exteriores, disse: “O nível de hostilidade que temos visto do regime iraniano durante um período de tempo deve nos preocupar. “Apesar dos esforços da Grã-Bretanha, não há governo, e o atual, está prestes a sair”. Ele acrescentou:“ A questão agora é se a estrutura da UE para lidar com o Irã é a que vai funcionar. Essas ações mais recentes são uma clara evidência de que não está funcionando. “Permitir que ele seja direcionado sem responder, apenas agrega nossa fraqueza e compõe essa percepção em todo o mundo. “Nosso próximo governo deve reconsiderar sua posição. Precisamos liberar o navio-tanque, impedir que navios adicionais sejam retirados ou desviados de sua jornada e isso requer maior presença da Marinha Real e, potencialmente, o uso de comboios. Isso é sobre a liberdade de navegação ”.
FONTE:Daily Express
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN