Por Henry Nicholls
SOUTHAMPTON (Reuters)- Forças especiais britânicas embarcaram em um petroleiro operado pela Grécia no canal inglês no domingo e detiveram sete supostos passageiros clandestinos que haviam ameaçado a tripulação, segundo a polícia da Ilha de Wight. A polícia solicitou assistência militar e uma zona de exclusão de três milhas foi colocada ao redor do navio, o Nave Andromeda, atualmente perto da Ilha de Wight, na costa sul da Inglaterra.
“A Isle of Wight Radio entende que sete suspeitos foram detidos a bordo do Nave Andromeda”, informou a estação. “Forças especiais de Poole estiveram envolvidas.”
O Special Boat Service, uma unidade de forças especiais navais que trabalha em estreita colaboração com o Special Air Service (SAS), está baseado em Poole, no sul da Inglaterra. Um porta-voz do Ministério da Defesa não quis comentar o relatório.
Não ficou claro de onde os clandestinos suspeitos eram ou quais eram suas intenções.
Milhares de migrantes econômicos ilegais e candidatos a asilo procuraram cruzar o Canal da Mancha da França para chegar à costa britânica este ano, muitas vezes pagando traficantes de pessoas para ajudá-los a atravessar uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo em botes de borracha lotados.
A polícia disse que a tripulação foi ameaçada por passageiros clandestinos e que estavam trabalhando com a guarda costeira e as forças de fronteira para resolver a situação.
“Foi relatado que vários passageiros clandestinos estavam a bordo e eles fizeram ameaças verbais à tripulação. Ninguém ficou ferido”, disse um porta-voz da polícia.
A agência da guarda costeira disse que helicópteros de busca e resgate foram acionados, mas não deu mais detalhes.
Os dados de rastreamento de navios da Refinitiv mostraram que o Nave Andromeda, com bandeira da Libéria, deveria chegar ao porto inglês de Southampton às 10h30 GMT no domingo. O navio partiu de Lagos, Nigéria, mostraram os dados.
O proprietário registrado do Nave Andromeda é a Folegandros Shipping Corp, e o navio é administrado pela empresa de navegação grega Navios Tankers Management Inc., de acordo com a Refinitiv.
Em dezembro de 2018, as forças britânicas invadiram um navio de carga italiano e recuperaram o controle depois que passageiros clandestinos ameaçaram a tripulação enquanto ele navegava perto da costa sudeste.
Reportagem de Henry Nicholls Reportagem adicional de William James, Guy Faulconbridge e Jonathan Saul Edição de Catherine Evans, Raissa Kasolowsky, Frances Kerry e Nick Macfie)
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN