Por Patrick Allen
O governo das Filipinas está buscando adquirir o sistema de mísseis de cruzeiro supersônico BrahMos da Índia. Fontes oficiais disseram a Jane’s em 9 de dezembro que autoridades de Nova Délhi e Manila estão em negociações avançadas sobre o número de mísseis a serem adquiridos e o valor geral do contrato, acrescentando que esperam que um acordo seja assinado “em algum momento de 2020”.
Também fazem parte das negociações a logística pós-venda para intorduzir o míssil de 292 km de alcance, bem como as instruções da 1ª Bateria de Sistema de Mísseis Terrestres do Exército das Filipinas (1LBMS Btry), que foi ativada em outubro em Fort Magsaysay, para manter e operar o sistema de armas.
Fontes da indústria disseram que, embora a Índia tenha oferecido uma linha de crédito de US $ 100 milhões às Filipinas para financiar compras de material, Manila está “explorando a possibilidade” de adquirir o BrahMos de dois estágios com seus próprios fundos. Nova Délhi recentemente reforçou os laços diplomáticos e estratégicos com Manila, com o presidente indiano Ram Nath Kovind comprometendo-se a fortalecer os laços bilaterais de defesa e marítimos durante sua visita ao país do sudeste asiático em outubro.
Em novembro de 2017, Narendra Modi se tornou o primeiro primeiro-ministro indiano em 36 anos a visitar as Filipinas, onde assinou vários acordos para fortalecer os laços bilaterais de defesa e segurança após conversas com o presidente filipino Rodrigo Duterte.
FONTE: Jane’s
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN