EUA temem possível ataque terrorista do ISIS-K, inimigo juramentado do Taliban

Soldados do Exército dos EUA no aeroporto de Cabul, Afeganistão. Foto Taylor Crul

O governo dos EUA está “decididamente focado” na possibilidade de um ataque terrorista no Afeganistão por um grupo como o Estado Islâmico da Grande Khorasan (ISIS-K), um inimigo declarado do Taliban, afirmou o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, durante o programa NBC Nightly News na quinta-feira.

Quando questionado se Washington teme que cidadãos americanos presos no Afeganistão possam se tornar “reféns”, Sullivan respondeu que o processo de evacuação é “uma operação arriscada”, mas está “funcionando” por enquanto, antes de levantar a possibilidade de sua emergência.

Homem portando passaporte britânico tenta lugar em um voo para sair do Afeganistão. Foto Al Jazeera

“Temos que nos preocupar com todos os tipos de contingências. Uma das contingências em que estamos muito focados é a possibilidade de um ataque terrorista de um grupo como o ISIS-K, que, é claro, é um inimigo declarado do Taliban”, disse o oficial sênior sem oferecer mais detalhes ou evidências para apoiar suas preocupações.

ISIS-K, o nome pelo qual a facção do Estado Islâmico na região de Khorasan é conhecida, surgiu por volta de 2015, composta em grande parte por combatentes do Tehrik-i-Talibã baseado no Paquistão. O grupo colidiu repetidamente com o Taliban afegão e, ao contrário de outras células do Estado Islâmico que tentam lançar ataques no exterior, o ISIS-K permaneceu em grande parte uma preocupação local no Afeganistão e no Paquistão.

Soldado inglês com uma criança afegã no colo. Foto Al Jazeera

Eles continuarão com as evacuações

Nesse contexto, Sullivan garantiu que continuarão trabalhando para minimizar os riscos e maximizar o número de pessoas que podem ser evacuadas nos aviões, embora tenha admitido que não está claro quantos americanos ainda permanecem no país.

“Fizemos contato com o Taliban para permitir a passagem segura de pessoas ao aeroporto e que está trabalhando agora para transportar americanos e afegãos em risco”, acrescentou.

Os soldados dos EUA ficam em guarda ao longo de um perímetro no aeroporto internacional em Cabul. Foto Shekib Rahmani.

No domingo passado, o Taliban tomou Cabul e encerrou sua ofensiva em todo o Afeganistão, com a renúncia do presidente Ashraf Ghani e sua saída do país.

A chegada de insurgentes à capital afegã fez com que multidões saíssem do território, resultando em enormes congestionamentos nas estradas e tumultos no aeroporto da cidade. As trágicas cenas que mostraram indivíduos tentando segurar os aviões decolando da pista chamaram a atenção do mundo.

O sucesso militar do Taliban foi consequência da retirada definitiva do contingente norte-americano do país, iniciada em abril passado.

FONTE: RT

Sair da versão mobile