EUA implanta navios para um papel maior da Guarda Costeira no Pacífico Ocidental

Em fevereiro de 2021, o USCGC Kimball e o navio da GC do Japão, Akitsushima operam perto das Ilhas Ogasawara, no Japão, com helicópteros e veículos aéreos não tripulados praticando a interdição de embarcações estrangeiras que operam ilegalmente em águas japonesas. Foto: USCG

Por Willian Cole

HONOLULU (Tribune News Service) – Os cinco mais novos ‘Cutters’ da Guarda Costeira dos EUA em Honolulu – incluindo dois dos navios mais capazes do serviço – continuam avançando pelo Pacífico para combater a pesca ilegal e conter a crescente influência da China.

Implantações recentes do USCGC Kimball e do USCGC Joseph Gerczak são representativos das crescentes responsabilidades de segurança nacional à medida que se busca maior integração da Guarda Costeira com a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais.

Honolulu tem dois dos grandes ‘Cutters’ que a Guarda Costeira chama de “peça central” de sua frota, bem como três de resposta rápida de 154 pés.

Foto Wikipédia

Os esforços do Kimball incluíram:

Enquanto patrulhava aproximadamente 3.600 milhas no mar das Filipinas, o Kimball em meados de fevereiro conduziu seu primeiro embarque no mar como parte da Operação Blue Pacific, uma missão de segurança nacional destinada a manter a estabilidade na região.

Mais tarde naquele mês, o Kimball e o navio Akitsushima da Guarda Costeira do Japão operou perto das Ilhas Ogasawara, no Japão, com helicópteros e veículos aéreos não tripulados praticando a interdição de embarcações estrangeiras que operavam ilegalmente em águas japonesas.

No início de março, o Kimball, com dois fuzileiros navais a bordo, navegou perto de Iwo Jima e realizou uma cerimônia de lembrança marcando o 76º aniversário da famosa batalha da Segunda Guerra Mundial. Enquanto em patrulha, o Kimball foi brevemente desviado para ajudar em um caso de busca e resgate nos Estados Federados da Micronésia. O navio parou em Guam e trabalhou com Palau, Papua Nova Guiné e as Ilhas Salomão, disse a Guarda Costeira.

JCG Akitsushima

Em dezembro, a Marinha, o Corpo de Fuzileiros Navais e a Guarda Costeira divulgaram uma estratégia marítima de três serviços chamada “Vantagem no Mar”, observando que, “Desde o início do século 21, nossas três Forças têm observado com alarme o crescente poder naval do República da China e o comportamento cada vez mais agressivo da Federação Russa.”

A China implanta uma frota de várias camadas que inclui sua marinha, a Guarda Costeira da China e a Milícia Marítima das Forças Armadas do Povo, auxiliares navais disfarçados de embarcações civis, afirma o relatório.

As forças navais dos EUA melhor coordenadas seriam “especialmente adequadas” para operações em competição com a China, com o perfil da missão da Guarda Costeira dos EUA tornando-a “o parceiro de segurança marítima preferido de muitas nações vulneráveis ​​à coerção”.

“Integrar suas capacidades únicas – aplicação da lei, proteção da pesca, segurança marítima e segurança marítima – com as capacidades da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais expande as opções que oferecemos aos comandantes da força combinada”, disse o relatório, que é visto como um reconhecimento da importância da Guarda Costeira em competição com a China abaixo do limiar do conflito.

De acordo com a Guarda Costeira, a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada é uma ameaça de longo alcance à segurança, com um em cada cinco peixes pescado ilegalmente em todo o mundo.

Frotas pesqueiras em águas distantes que operam em escala industrial longe de casa estão intimamente associadas à pesca ilegal, com a China tendo a maior frota pesqueira em águas distantes do mundo, disse a Guarda Costeira em setembro passado.

A Milícia Marítima da China, com mais de 3.000 navios, “realiza ativamente um comportamento agressivo em alto mar e em águas soberanas de outras nações”, disse a Guarda Costeira. Acrescentou que “a China deve exercer um controle mais responsável do Estado de bandeira sobre seus navios”.

No final de dezembro, o USCGC Joseph Gerczak navegou 2.400 milhas do Havaí a Kiribati como parte da Operação Blue Pacific.

USCGC Joseph Gerczak Foto Wikipédia

“Estamos trabalhando para aumentar a conscientização sobre as operações ilegais de pesca em territórios remotos dos Estados Unidos, Pacífico e zonas econômicas exclusivas da República de Kiribati”, disse o tenente James Provost, comandante do navio, em um relatório produzido pela Guarda Costeira. “Durante a nossa patrulha, interrogamos um navio de pesca chinês enquanto reforçávamos a soberania de Kiribati.”

Honolulu recebeu os cinco novos ‘Cutters’ nos últimos anos, em alguns casos como substitutos para embarcações mais antigas e menos capazes. A Guarda Costeira também está aumentando sua frota em outros lugares. Guam já tem dois dos novos ‘Cutters’ de resposta rápida e está recebendo um terceiro neste verão, disse o chefe Luke Clayton, porta-voz da Guarda Costeira em Honolulu.

Em seu discurso sobre o “Estado da Guarda Costeira” em 11 de março, o Comandante Almirante Karl Schultz disse: “Faremos a transição da Estação Aérea da Guarda Costeira Barbers Point de um modelo de asa fixa C-130H de décadas para C-130Js modernos e sofisticados e fornecer um hangar para proteger e apoiar essas novas plataformas.”

Schultz acrescentou que a maior velocidade e resistência do C-130J “tornam a aeronave idealmente adequada para vigiar os interesses dos Estados Unidos na vasta região da Oceania”.

C-130J Super Hércules – Foto Wikipédia

Um artigo de novembro do Brookings Institution escrito por um membro da Guarda Costeira e do Corpo de Fuzileiros Navais expôs um cenário em que todas as três forças poderiam trabalhar juntas em uma situação em que a China e um de seus vizinhos se envolvem em escaramuças armadas por causa de uma disputa de zona econômica exclusiva.

Neste caso, a Guarda Costeira dos EUA tem um acordo com o vizinho que permite a segurança conjunta, operações de aplicação da lei e aplicação da ZEE.

Um novo tipo de unidade de movimento rápido de um Regimento Litoral da Marinha – o primeiro dos quais será baseado no Havaí – seria implantado na ilha vizinha para fornecer cobertura de mísseis anti-navio para um navio da Marinha dos EUA, quando uma frota de pesca chinesa apareça.

Um ‘Cutter’ de resposta rápida da Guarda Costeira com fuzileiros navais a bordo “poderia fornecer opções flexíveis para identificar, interrogar e enfrentar o desafio” em comparação com o Regimento Litoral da Marinha tentando lidar com a frota pesqueira chinesa por conta própria.

“Se as forças da Guarda Costeira se integrarem aos (Regimentos Litorais da Marinha), os comandantes operacionais terão uma caixa de ferramentas totalmente nova”, escreveram os autores. “E aqui, a intenção seria dar aos navios chineses uma rampa para desacelerar a situação e se retirar.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

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