TEERÃ – “A capacidade defensiva do Irã é a linha vermelha do país e nunca negociaremos sobre isso”, disse Mahmoud Vaezi na quarta-feira em resposta a uma pergunta feita pelo correspondente da Iran Press sobre o assunto.
“A cada segundo você ouve algo paradoxal das autoridades dos EUA que não é algo novo na atual administração do país”, observou o chefe do Estado-Maior do presidente iraniano. “A entrevista do ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, é muito clara, e não podemos compreender, por parte deles, que o Irã esteja pronto para negociar suas capacidades defensivas”, acrescentou Vaezi. “O que nós colocamos foi que os EUA deixaram o acordo nuclear. O grupo 5 + 1 criou um ambiente para negociação sobre a questão nuclear, sobre a qual nossa abordagem é muito clara”, disse o chefe do Estado-Maior do presidente iraniano. “Se as autoridades dos EUA voltarem de suas abordagens e levantarem as sanções anti-iranianas, haverá algumas oportunidades para elas no âmbito do 5 + 1”, acrescentou Vaezi.
Enquanto isso, o Irã rejeitava categoricamente a má interpretação da Associated Press dos comentários do ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, sobre as negociações de mísseis com os EUA. “Nós categoricamente rejeitamos a caracterização da AP dos comentários do chanceler Zarif à NBC News que se os EUA querem falar sobre mísseis, deve parar de vender armas, incluindo mísseis, a estados regionais no sentido de que o Irã está disposto a negociar em seu programa de mísseis defensivos em algum momento”, disse a missão iraniana da ONU em um comunicado.
“Os mísseis do Irã não estão absolutamente e sob nenhuma condição negociável com qualquer um ou qualquer outro país”, acrescentou. “Certamente os repórteres da AP estão familiarizados o bastante com o inglês de conversação para conhecer e entender e são capazes de contextualizar os comentários sobre o hipotético, bem como evitar palavras para fazer um ponto”, disse. “Tirar uma conclusão falsa em busca de manchetes, quando o que foi dito no contexto era óbvio, só leva a uma diminuição da posição da imprensa com o público.”
FONTE: IRAN NEWS
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN