Por Luiz Padilha
Está previsto para dia 07/02 a chegada do casco do HMAS Adelaide em Williamstown. Ele é o segundo navio de assalto/porta-helicópteros de uma encomenda feita em 2007 por € 990 milhões, junto ao estaleiro espanhol Navantia.
Atualmente, o HMAS Canberra está em fase final de acabamento e será entregue em breve a marinha australiana.
O HMAS Adelaide teve sua montagem no estaleiro Navantia-Fene Ferrol, Espanha, e será entregue em Williamstown, perto de Melbourne, para ser concluído. Lá a BAE Systems irá proceder a conclusão do navio.
Abaixo um vídeo sobre o estágio atual do HMAS Camberra.
O HMAS Canberra e o HMAS Adelaide, medem 230,8 metros de comprimento e 32 metros de largura. Ambos derivam do (BPE) Juan Carlos I da marinha espanhola e tem deslocamento de 27.500 toneladas.
Os navios possuem capacidade para operar até seis helicópteros NH90 ou quatro CH-47 Chinook em seu convés de vôo. A marinha australiana poderá utilizar aviões de decolagem curta e pouso vertical F-35B.
Os navios estão equipados com dois motores/geradores a diesel MAN, uma turbina a gás GE LM 2500 e dois motores elétricos tipo AZIPOD, podendo leva-los a uma velocidade superior a 20 nós com autonomia de 6.000 MN ou 9.000 a 15 nós.
O armamento é composto por quatro canhões Typhoon de 25 milímetros operados remotamente e metralhadoras 12,7 milímetros. Sua tripulação pode chegar a 400 incluindo a ala aérea.
Além da capacidade aeromóvel, o HMAS Canberra e o HMAS Adelaide foram projetados para operações anfíbias, podendo receber até 1.000 soldados e aproximadamente 110 veículos, incluindo tanques pesados.
Será que esse navio de assalto/porta-helicópteros com esse sky jump, poderia lançar um eventual Super Tucano Navalizado ?
Cara, Super Tucano?? Nunca ouvi ngm falar nisto, vc é o primeiro…. mas acho q não daria. Teria de ter catapulta. Veja bem: os P-16, que são de alerta e luta anti-submarina (eu acho…) precisavam de catapulta… Pelo menos é o que eu sei, posso estar errado! XD abraço