História: Operação Dragão IX



Video do Arquivo Nacional sobre a Operação Dragão IX realizada no ano de 1973 em Ilhéus na Bahia.

Nele podemos matar a saudade do NAeL Minas Gerais (A 11), dos helicópteros Sea King e ver a Operação Dragão sendo realizado em outro cenário, que não o de Itaóca – Espírito Santo, utilizado pela Marinha nas últimas edições do exercício.

As Força de Desembarque foram os Batalhões Riachuelo, Humaitá e Paissandu, tendo o Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador participado como figurativo inimigo.

Esta operação caracterizou-se pelo emprego maciço de movimentos helitransportados, proporcionado por três aeronaves SH-3D e quatro WS-55. O Batalhão Paissandu desembarcou por meio de helicópteros, tendo os demais Batalhões também empregado este meio, no decurso das ações táticas desenvolvidas em terra.

NDCC Duque de Caxias (G 26), FOTO: Navios de Guerra Brasileiros

Estrearam nesse exercício a Companhia de Reconhecimento Terrestre, as Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal sobre rodas Urutu e o Navio de Desembarque de Carros de Combate Duque de Caxias.

Pela primeira vez e consoante ao tema do exercicio, foi organizado um Grupo de Assuntos Civis e Governo Militar. Ainda, como no vidade, pode-se citar o estabelecimento de uma Área de Apoio Logístico, distinta da Área de Apoio de Praia e a aplicação do Plano de Arbitragem.

Também, de forma pioneira em operações anfíbias, o Batalhão de Engenharia planejou, coordenou e executou a transposição de um curso d’água, em apoio aos elementos de manobra.

FONTE: Revista Marítima Brasileira

Sair da versão mobile