Voo MH370: É preciso repensar as caixas-pretas

Malaysia Airlines B777-200

Por Stephen Trimble

Seu iPhone é mais poderoso do que os computadores de coleta de provas do cockpit. Mudanças simples podem significar respostas mais rápidas para os acidentes de avião

Por que uma aeronave normalmente segura como o Boeing 777-200, desaparece sobre o Mar do Sul da China, e os 239 passageiros e tripulantes a bordo são dados como mortos?

O que se poderia dizer? Que a aeronave se transformou em uma bola de fogo, acesa por baterias de íon lítio defeituosas transportadas a bordo pelos passageiros armados de celulares?

Não, não foi. Foi uma bomba plantada por terroristas, possivelmente, os passageiros que estavam supostamente transportando passaportes roubados?

Péssima: Foi falha estrutural desencadeada por danos internos sofridos em um aeroporto envolvendo a mesma aeronave há dois anos?

Estas evidentemente, não são respostas. Seria generoso chama-las de teorias. Elas são realmente uma pequena amostra da orgia de suposições que surgiram em mídias sociais no fim de semana, nas primeiras horas após a aeronave ser dada como desaparecida na costa da Malásia .

Enquanto as equipes de busca continuam procurando no oceano em busca de sinais de detritos, esses “buscadores” da verdade on-line, deveriam fazer uma pergunta diferente: por que não poderia o próprio avião, nos dizer exatamente o que aconteceu quando ele saiu do radar?

Um dos maiores anacronismos da tecnologia de aviação moderna, a “caixa preta”, que carrega a maioria, se não todas as respostas, parece ter desaparecido também.

Dependendo da localização dos destroços, podem ser dias, meses ou mesmo anos, antes que alguém encontre a caixa preta, que é laranja e ainda há uma possibilidade remota, de que o dispositivo e as suas preciosas gravações de dados dos sensores de áudio e do vôo, nunca sejam recuperados em sua totalidade.

O mistério em curso do vôo MH370 da Malaysia Airlines, é culpa de um capricho bizarro em nossa sociedade em rede. Mesmo os carros têm conectividade de banda larga agora, mas o moderno avião a jato – talvez o nosso modo tecnologicamente mais evoluído de transporte – ainda vive na era do rádio.

Controladores de tráfego aéreo de hoje podem orquestrar o espaço aéreo mais congestionado, principalmente usando comandos de voz. Você pode enviar e receber mensagens de texto a partir de mais aeronaves, navegar na web e até mesmo transmitir House of Cards. O sistema que alimenta o plano é limitado a velocidades de conexão pré-dial-up à Internet.

Simplesmente não há datalink a bordo de uma aeronave, com uma largura de banda para transmitir continuamente os volumes de dados coletados e armazenados durante cada segundo de vôo pelo gravador de dados de voo e pelo gravador de voz da cabine.

O resultado é um silêncio perigoso no rescaldo e, por vezes prolongado, do que parece ser o pior acidente aéreo em mais de uma década. Na ausência de dados, a tentação biológica na busca de padrões dentro do mais frágil da evidência disponível é esmagadora.

No rescaldo do vôo 447 da Air France, acidente ocorrido em 2009, a especulação foi focada em tecnologias específicas do Airbus A330. Demorou quase dois anos para uma equipe de pesquisa internacional localizar e levantar os dados dos gravadores de vôo que estavam a 4.700 metros no oceano. Os dados reais mostraram algo diferente. Uma sequência bizarra de erros fatais feitas por uma tripulação num voo confuso e desorientado tentando voar através de uma grande tempestade.

Até os destroços do vôo MH370 serem encontrados, será impossível saber quanto tempo vai demorar para se recuperar aquela pequena caixa dentro do 777-200.

Não deveríamos ter que esperar. Há tecnologias existentes ou em desenvolvimento hoje que poderiam resolver esta lacuna gritante na rede de segurança da aviação.

Para ser justo, não é assim tão fácil. É relativamente simples e barato para uma “caixa preta”, recolher e armazenar megabytes de dados de voo a cada segundo. É muito mais difícil e muito mais caro, transmitir continuamente essa informação por meio de transmissão via satélite ou rádio.

Mas até mesmo um pouco de dados, é melhor do que nenhum como o desaparecimento do vôo MH370 deixa claro. Deve ser bastante simples de instalar um processador conectado à “caixa preta”, que pode selecionar um subconjunto dos dados mais relevantes. Um pedido de patente recentemente arquivada pela Boeing, descreve um sistema deste tipo, que especifica um conjunto de dados limitado, incluindo a localização precisa da aeronave e as aerovias utilizadas no vôo, por parte do piloto ou pelo sistema de automação.

Haverá custos para a obrigatoriedade de tal sistema, mas os benefícios são claros. Equipes de busca e recuperação de multinacionais envolvendo uma frota de navios e aeronaves de busca já não seriam necessários. Dados de segurança críticos, poderiam fornecer pistas de falhas de sistemas ou estruturais muito mais rápido, fazendo com que todo o sistema de transporte aéreo fosse mais seguro.

Acima de tudo, a aviação comercial da qual dependemos para transporte e crescimento econômico, precisa para finalmente entrar Era da Informação.

Assim, a procura por aviões desaparecidos, não será mais como à caça de Amelia Earhart.

FONTE: The Guardian

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

 

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