O lançamento, realizado em Norfolk, Virgínia (EUA), testou um sistema de defesa contra ameaças de pequenas lanchas (ameaças assimétricas).
A Marinha americana completou com sucesso os testes de um sistema de defesa usando o míssil Hellfire a partir do LCS USS Detroit (LCS 7) perto da costa de Norfolk, Virginia, de acordo com uma declaração de Comando de Sistemas Navais da Marinha dos EUA.
“Os testes a bordo do USS Detroit foi um marco importante no desenvolvimento de capacidades não só de tais navios – LCS (Littoral Combat Ship), mas para toda a frota”, disse Michael Desmond, comandante do USS Detroit.
Desmond acrescentou que esse sistema de defesa, chamado SSMM (Surface Surface Missile Module) dará “letalidade” para os navios da US Navy contra “as ameaças de pequenos barcos” pelo lançamento vertical do AGM-114L Longbow Hellfire.
Esses mísseis trabalham com o princípio “dispare e esqueça”, e uma vez lançado, procurar automaticamente o seu alvo por meio de frequências de radar sem a intervenção necessária do navio. A Marinha dos EUA havia realizado os primeiros testes deste míssil em meados de Junho de 2015, simulando ataques de lanchas, como as usados pelo Irã.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT