O submarino de ataque russo Tomsk, cuja tripulação ocupa o primeiro lugar entre submergíveis russos em ataques a navios na superfície, lançou terça-feira um míssil de cruzeiro supersônico Granit, que atingiu um objetivo no polígono de Kura península de Kamchatka (Extremo Oriente russo), relatou a rede militar Zvezda .
Esta manobra tem sido parte de um plano de exercícios em que participou o submarino e incluiu um movimento furtivo sob as águas do Mar de Okhotsk, de onde saiu o míssil (ponto de lançamento), além de manobras evasivas para evitar possíveis ataques inimigos.
O submarino Tomsk, projeto 949A Antei (classeOscar II pela NATO), é vinculado à frota russa do Pacífico e em 2016, bateu todos os submarinos de ataque da Marinha russa em competições para ver quais eram melhores na execução de ataques contra navios de superfície com mísseis de cruzeiro.
Estes submarinos foram projetados para atacar os porta-aviões norte-americanos à centenas de quilômetros de distância. Não há necessidade de aproximar de seus objetivos, porque os seus 24 mísseis de cruzeiro P-700 Granit , também conhecidos como 3M45, podem impactar alvos de superfície em até 650 quilômetros de distância.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT