Venezuela e Rússia assinaram acordos de segurança e defesa

Tu-160

A Venezuela e a Rússia assinaram na terça-feira vários acordos de cooperação em matéria de segurança e defesa e comprometeram-se a reforçar a “aliança estratégica”, informaram os dois Governos.

“Com o Conselho Nacional de Defesa [da Venezuela] assinámos um memorando de entendimento. Estamos a elaborar o acordo de cooperação com o Ministério do Interior”, disse o secretário do Conselho de Segurança russo, Nikolái Patrushev, ao canal estatal VTV depois de uma reunião com o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em Caracas.

Patrushev disse também que a Rússia “vai continuar a cooperação com o Ministério da Defesa [venezuelano], nomeadamente a cooperação técnico-militar”, e que as duas nações reforçaram as relações económicas e comerciais.

Na visita de três dias da delegação russa a Caracas foi “atualizada a agenda de cooperação no campo da segurança e revistos os acordos nas áreas energética, comercial e industrial”, disse o Presidente venezuelano.

No encontro que teve com o secretário russo, Maduro disse que foi reafirmada a “vontade de se continuar a fortalecer a aliança estratégica profunda” e adiantou que a ministra da Defesa venezuelana, Cármen Meléndez, realizará uma visita oficial à Rússia.

Fonte: RTP Notícias – Portugal

Sair da versão mobile