Venezuela anuncia a aquisição de novos caças

Hongdu L-15 Falcon
Hongdu L-15 Falcon

O comandante geral da Aviação Militar da Venezuela, Major General José Criollo Euthymius Villalobos, deu informações sobre a aquisição de novos caças para substituir as aeronaves de apoio tático Rockwell OV-10 Bronco, segundo uma nota dada a imprensa pela FAV.

O anúncio foi feito durante uma visita à base aérea em Chefe General Rafael Urdaneta, Maracaibo, estado de Zulia, sede do Grupo Aéreo de Operações Especiais nº15, operador do OV-10 .

FAV Rockwell OV-10 Bronco

O general Criollo Villalobos não especificou qual será o caça que irá substituir o Bronco, apenas expressou que os aviões adquiridos, serão usados ​​para que “as novas gerações de pilotos possam continuar o espírito de luta e continuar cumprindo a missão atribuída.”

O sistema de OV-10 Bronco, americano tem mais de quarenta anos de funcionamento com a Força Aérea Venezuelana. Em 1972, dezesseis foram comprados novos de fábrica na versão E, e em 1991, mais adquiridos mais dezoito na versão A, excedentes de Forças Armadas dos Estados Unidos, especificamente, da Força Aérea dos EUA .

A chegada de aeronaves K-8w e L-15

Os OV-10A/E, foram desativados no final de 2012, depois de um trágico acidente em que dois colidiram em vôo.

Como foi impossível encomendar 24 ou mais aeronaves Embraer EMB-314 Super Tucano para substituir o Bronco por causa do veto dos EUA em transferir tecnologia militar para a Venezuela, 18 aviões de treinamento e ataque leve Hongdu K-8W Karakorum, foram comprados da China.

Hongdu K-8W Karakorum

Estas unidades foram distribuídas entre o Grupo 15 e Grupo Aéreo de Cala nº 12, que também tinha sua capacidade operacional enfraquecida com a retirada dos combatentes Northrop/Canadair CF-5A/D e NF-5A/B .

Mais recentemente foram adquiridos nove K-8W adicionais para repor as perdas e aumentar a frota para 24 unidades. Além disso, a compra de 24 caças chineses de treinamento avançado e ataque leve, Hongdu L-15 Falcon, foi anunciado.

Espera-se que o K-8W seja concentrado no Grupo 15, entre outras razões, porque a base aérea Urdaneta abriga o centro de treinamento de vôo simulado doK-8 e do Centro de Manutenção de Aviação Ocidental, onde se realiza a manutenção de todos Karakorum da Aviação Militar.

Enquanto isso, os L-15 seriam distribuidos ao Grupo Aérea de Caça nº12, localizado na base aérea Tenente Vincent Landry Gil, de Barquisimeto, estado de Lara, porque essa unidade de combate atua também como escola de aviação de caça.

FONTE: Infodefensa.com

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

 

Sair da versão mobile