Perto da costa da Virgínia, o Navio de Assalto Anfíbio e Porta helicópteros, USS Iwo Jima (LHD 7), foi aprovado em prova do uso de armas de bordo em uma situação de combate simulado. Para ter sucesso, o navio teve que detectar, identificar e rastrear um aeronave não tripulada que simulasse um míssil anti-navio guiado pelo inimigo.
Depois de descobrir que a situação atual pode representar uma ameaça para o navio e sua tripulação, foi tomada uma decisão para destruir a aeronave/drone. Em sua direção, foi lançado um único míssil RIM-116 Rolling Airframe Missile (RAM), que derrubou o alvo aéreo.
O exercício foi uma das últimas etapas de preparação da tripulação do navio para atividades operacionais que serão realizadas durante a comissão Iwo Jima Amphibious Ready Group. O grupo de combate é formado pelo navio Doca de Transporte Anfíbio USS New York (LPD 21), e pelo Navio de Desembarque Doca USS Oak Hill (LSD 51).
A maior parte da missão do Iwo Jima Amphibious Ready Group se dará no Mar Mediterrâneo e no Oriente Médio. Suas tarefas incluirão o apoio às operações de combate realizadas por outros navios da Marinha dos EUA, bem como a cooperação com parceiros locais e implantados na região pelas forças navais dos aliados globais.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Altair