Por Jennifer McDermott
O estaleiro General Dynamics Electric Boat, com base em Groton, Connecticut, entregou o submarino que se tornará o USS Illinois (SSN 786) à Marinha no sábado, depois de quase cinco anos e meio de construção.
A primeira-dama Michelle Obama , que é de Chicago, estará envolvida na vida do submarino e nas vidas de seus marinheiros e suas famílias. O submarino vai se tornar o USS Illinois, e começar o seu serviço ativo em uma cerimônia de comissionamento em Groton no dia 29 de outubro.
Milhares de funcionários do estaleiro em Connecticut, Rhode Island e Virgínia e empresas de fornecimento de submarinos em todo o país, construíram o submarino de 2,7 bilhões, o 13º membro da classe Virginia.
Não houve grandes problemas durante a construção, e o submarino passou “soberbamente” pelos os testes recentes de mar, disse o vice-presidente da Electric Boat, Kenneth Blomstedt.
O Capt. Michael Stevens, gerente de programa da classe Virginia da Marinha, disse que esses submarinos de ataque são necessários para substituir aqueles que foram construídos durante a Guerra Fria e estão se aposentando.
“Todo submarino conta”, disse ele. “Cada submarino é necessário lá fora.”
A Electric Boat, projeta e constrói submarinos desde 1900, e tinha até 31 de agosto para transferir a propriedade do futuro USS Illinois para a Marinha, por contrato. É o nono submarino em uma fila para ser entregue à Marinha, e no orçamento, disse Stevens.
O submarino tem um arco redesenhado com dois grandes tubos para lançar mísseis Tomahawk, em vez de 12 tubos menores. Os tubos maiores foram concebidos de modo a Marinha tenha flexibilidade para também lançar armas futuras e veículos não tripulados, disse Blomstedt.
O comandante Jess Porter, comandante do submarino, descreveu o Illinois como uma “arma furtiva” que pode influenciar adversários de uma forma a tornar os EUA mais seguro. A tripulação de cerca de 130 homens, vai levar o submarino para o mar para testes adicionais para provar as suas capacidades, disse Porter.
A construção começou em março de 2011. Os módulos foram construídos em Rhode Island, na fábrica da Electric Boat, e na Virgínia, em Newport News Shipbuilding. Os dois estaleiros constroem submarinos de ataque da classe Virginia sob um acordo de parceria e alternar as entregas. A montagem final e testes teve lugar na sede da Electric Boat em Groton.
Dentro do submarino, há uma placa de metal gravado com as iniciais da primeira-dama, que cada marinheiro vai ver várias vezes ao dia, colocada onde a tripulação faz suas refeições.
A Marinha encomendou mais 15 submarinos da classe Virginia, e 10 delas estão em construção. O último dos 15 está programado para ser entregue em 2023 como o 28º membro da classe.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Associated Press