USS ‘Fitzgerald’ – Marinheiro se sacrificou para salvar 20 vidas depois da colisão

Fire Controlman 1ª classe Gary Leo Rehm Jr.

Por Daniel Brown

Um dos 7 marinheiros que morreram a bordo do USS Fitzgerald (DDG 62) salvou mais de uma dúzia de seus companheiros companheiros antes que acabasse perdendo a própria vida, informou o The Daily Beast.

O destroyer USS Fitzgerald colidiu com um navio mercante de bandeira filipina ACX Cristal cerca de 56 milhas ao largo da costa do Japão no último sábado.

Sete marinheiros foram encontrados mais tarde, mortos em compartimentos inundados no navio. Quando o Fitzgerald colidiu com o navio mercante, Gary Leo Rehm Jr. (37 anos), Fire Controlman de 1ª Classe, “entrou em ação”, segundo o The Daily Beast.

O destroyer foi atingido abaixo da linha d’água, e a US navy informou à família de Rehm Jr. que ele foi até o local e salvou pelo menos 20 marinheiros, de acordo com a TV WBNS-10 em Columbus, Ohio.

Mas quando ele retornou para salvar os outros seis marinheiros, a inundação aumentou demasiadamente e a escotilha foi fechada, disse a TV WBNS-10.

USS Fitzgerald (DDG 62)

“Assim era Gary”, disse  Christopher Garguilo, amigo de Rehm Jr. à NBC4i em Columbus, Ohio. ‘Ele nunca pensou em si mesmo.’

“Ele chamava os marinheiros a bordo do navio de filhos”, disse seu tio, Stanley Rehm Jr., ao The Daily Beast. “Ele dizia: ‘Se meus filhos morrerem, eu também vou morrer.’”

Rehm Jr. era conhecido por convidar “seus filhos” para sua casa na Virginia quando o navio estava atracado nos EUA, disse seu tio. “Ele estava sempre pronto a ajudar quem precisava. Ele era apenas esse tipo de cara”.

“Gary era um daqueles caras que sempre tinha um sorriso no rosto,” disse Daniel Kahle, que serviu com Rehm Jr. no USS Ponce (LPD 15), ao Chronicle-Telegram. “Gary foi um grande cara e é uma grande perda. Ele precisa ser lembrado para que todos saibam a pessoa que ele era”.

O tio de Rehm Jr. disse ao The Daily Beast que ele seguiu os passos de seu avô, entrando na Marinha após a escola. Rehm Jr. estava considerando se aposentar em breve, ao The Daily Beast.

O USS Fitzgerald recebeu este nome em homenagem a outro marinheiro, o Tenente William Fitzgerald que, como seu pai, também se juntou a Marinha assim que saiu da escola.

Em agosto de 1967, ele estava operando com as forças sul-vietnamitas em um complexo perto do delta do rio Tra Khuc, quando ficou sob fogo Vietcong pesado. Fitzgerald ordenou que as forças sul-vietnamitas e civis fugissem para o rio em barcos pequenos, mas ele foi morto enquanto cobria sua fuga pelo fogo inimigo.

De acordo com a Marinha, abaixo os nomes dos marinheiros falecidos no acidente:

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE:businessinsider

Sair da versão mobile