Usain Bolt visita projeto social na Universidade da Força Aérea

O maior velocista do mundo, o campeão olímpico Usain Bolt, esteve na Universidade da Força Aérea (UNIFA), Rio de Janeiro, na tarde dessa quinta-feira, 28/03, para visitar o Projeto Futuro Olímpico.

Desenvolvido para levar a prática do atletismo a jovens da periferia do Rio de Janeiro, o projeto atende hoje cerca de 140 crianças e adolescentes em condições socioeconômicas adversas e conta com o apoio da Comissão de  Desportos da Aeronáutica (CDA), na UNIFA, onde fica a pista em que as crianças treinam.

Em entrevista exclusiva à FAB TV, Usain Bolt disse que a iniciativa do projeto é muito importante por motivar outras crianças a se envolverem com esportes, já que elas vêem a evolução umas das outras e se dedicam cada vez mais.  Quando muitas crianças se juntam, você encontra diferentes talentos de onde podem sair grandes atletas”, disse Bolt.

Inspiração

A presença do astro jamaicano movimentou a pista de atletismo do CDA. Ele foi recepcionado pelos jovens do projeto, respondeu perguntas, tirou fotos e deu autógrafos. “Bolt é minha grande inspiração. Quero correr tanto quanto ele um dia”, diz o estudante Marcos, beneficiado pelo “Futuro Olímpico”.

Educação

Na pista de atletismo cedida pela CDA, na UNIFA, os jovens têm aulas diariamente, de segundas a sextas. Além disso, a associação do projeto provê acompanhamentos fisioterápico, psicológico, pedagógico e nutricional.

Para o treinador e idealizador do projeto, o medalhista Arnaldo de Oliveira, a visita de um medalhista do nível do Usain Bolt engrandece muito o projeto, pois inspira os  jovens atletas a se capacitarem e buscarem oportunidades através do esporte. “Essa é uma chance única para esses jovens. Bolt é o cara que deu certo no esporte. Aqui, além de mostrarmos os benefícios e possibilidades do esporte, incentivamos também a educação, pois se complementam. Há uma pedagoga que acompanha os boletins das crianças. Elas têm que estar devidamente matriculadas e com boas notas para poderem se dedicar aos treinos”, finaliza Arnaldo.

Fonte: CECOMSAER
Sair da versão mobile