A USAF anda ansiosa para substituir seus 430 T-38, que estiveram em serviço por cerca de 45 anos, como principal treinador da USAF, mas o programa não foi colocado no programa de orçamento do ano fiscal de 2014. O General Rand se recusa a especular sobre o futuro, mas comenta que poderá vir novidades com a proposta de orçamento FY2015 que será votada no dia 4 de março. Ele diz que com os avanços tecnológicos dos caças modernos(como o F-22 e o ainda em desenvolvimento F-35 JSF) se faz necessária uma substituição dos T-38. Há uma necessidade de um avião que possa fazer algo que os T-38 não podem fazer, ate porque um novo avião de treinamento também seria mais barato de se operar, acrescentou. “Haveria mais eficiência, com um novo avião.” concluiu Rand.
Os candidatos para o programa TX incluem projetos já existentes, como o T-50 Golden Eagle, fabricado pela Korea Aerospace Industries, o Lockheed/Alenia Aermacchi T-100 desenvolvido a partir do M-346, o Bae Hawk, proposto pela BAE Systems em associação com a Northrop Grumman . A Boeing em parceria com a Saab, também acena com uma aeronave nova, para a substituição dos T-38.
O General afirmou também a necessidade da substituição dos 120 Raytheon T-1 que fazem a formação dos pilotos do serviço de transporte aéreo e de reabastecimento, que estão no serviço ativo desde 1991. Mas ele questiona: “…Será que podemos nos dar ao luxo de ter um programa de substuição dos T-38 e ao mesmo tempo colocarmos um monte de dinheiro em um programa de substituição dos T-1? ” Estas questões estão levantando discussões mais amplas sobre a estrutura do programa de treinamento. Décadas atrás, todos os pilotos da USAF seguiam um programa de treinamento “generalizado”, que incluía o tempo de voo em Cessna T-37 e T-38, que em seguida fazia os pilotos entrarem em faixas de formações especializadas para caça, bombardeiro, transporte ou reabastecedores.
Este processo fez com que os T-38 se “desgastassem”, foi quando a USAF adotou a formação “especializada”. Nos dias de hoje, todos os pilotos recebem treinamento básico em cerca de 450 Beechcraft T-6 Texans, que substituiu os T-37. Os futuros reabastecedores e os pilotos de transporte treinam nos T-1, e os futuros pilotos de caça treinam nos T-38, mas a USAF está estudando em fazer novas alterações.
O General Rand diz que o serviço de treinamento pode voltar a ser generalizado, com todos os pilotos em treinamento voando os T-6 e T-38 (ate a sua substituição). Há também uma opção mista , no qual todos os pilotos começariam a voar os T-6 e fariam a transição para os T-38 (TX). Mas futuros pilotos de transporte iriam receber apenas cerca de 75% do curso nos T-38, diz Rand. “Essas são as opções, e todas estão sendo estudadas “, acrescentou o General.
FONTE : flightglobal.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE TEXTO : Defesa Aérea & Naval
TITULO ORIGINAL : TX o negócio que poderia estimular as mudanças no programa de treinamento de vôo do USAF.