Por: Dan Parsons
A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou em 28 de Janeiro que o novo avião intercontinental da Boeing, 747-8, será o próximo Air Force One, superando o Airbus A380, como a próxima geração de aeronaves especialmente equipada para transportar o presidente dos EUA.
A Secretária da Força Aérea, Deborah Lee James diz que “o Boeing 747-8 é o único avião fabricado nos Estados Unidos que, quando totalmente customizado, atende as capacidades necessárias estabelecidas para executar a missão de apoio presidencial, refletindo o escritório do presidente dos Estados Unidos da América, de acordo com o interesse público nacional “.
A Força Aérea pretende adquirir até três Boeings 747-8, mas ainda não formalizou um contrato com a Boeing. A decisão foi tomada por meio de um documento “determinações e conclusões”.
Quando os oficiais da Força Aérea lançaram o programa para um novo avião presidencial, mais de um ano atrás, eles consideraram realizar um concurso para selecionar uma empresa para transformar os sistemas de interiores de um avião civil em Air Force One.
O serviço agora tem a intenção de dar à Boeing, um contrato único para modificar a aeronave com subsistemas que “devem interagir perfeitamente uns com os outros e os sistemas do 747-8, a fim de atender a missão presidencial e “não falhar”.
Documentos da Força Aérea informam que a Boeing foi selecionada para o trabalho de integração de sistemas, porque outras empresas “teriam de enfrentar desafios significativos” para garantir a aprovação da Federal Aviation Administration da aeronave concluída.
Os novos 747-8s irão substituir os atuais 747-200, designados pela força aérea como VC-25, que servem como Air Force One quando o presidente está a bordo.
A Boeing vai gerenciar, projetar, testar, certificar e fornecer treinamento pré-operacional para até três aeronaves.
O anúncio é um enorme impulso para a linha de produção comercial da Boeing para o 747-8, que é exclusivamente alimentado pelo motor General Electric GEnx-2B.
Com a atual taxa de produção, a Boeing vai entregar a última aeronave 747-8 deste contrato, no início de 2017. Não é tipicamente um prazo de execução de 18 meses para colocar uma nova ordem, sem uma parada de trabalho na fase de montagem final. A menos que a Boeing receba mais encomendas para as versões de passageiros ou de carga do 747-8, a Força Aérea precisa finalizar um contrato até o final de 2015, para evitar uma parada na produção.
Boeing entregou dois VC-25 como os dois últimos 747-200 da linha de produção em 1990.
A Força Aérea já sabia que ia precisar de uma aeronave wide-body com quatro motores, para atender as necessidades de missão do Air Force One missão, que transporta o presidente em viagens de longo curso e serve como um posto de comando em situações de emergência. A Força Aérea em 2007 , pedir pela primeira vez a Airbus informações sobre o A380 e a Lockheed sobre o C-5.
A Airbus posteriormente se recusou a oferecer o A380 para a competição, dizendo que seria impraticável configurar a montagem final nos EUA.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: flightglobal