Por Scott Audette
Fundada pelo empresário Elon Musk, a SpaceX já conquistou contratos com a Nasa para transportar carga e tripulação para a Estação Espacial Internacional. A aprovação do exército norte-americano veio após dois anos de avaliações intensivas por parte da Força Aérea dos EUA.
“A evolução da SpaceX como um provedor de lançamento comercial viável proporciona a oportunidade de competir serviços de lançamento pela primeira vez em quase uma década”, disse a secretária da Força Aérea Deborah James em um comunicado.
Musk disse que a decisão foi “um passo importante para trazer competição para lançamento espacial de segurança nacional”.
Em junho, a Força Aérea espera abrir licitação para o contrato para lançar GPS de satélites construídos pela Lockheed, o que será a primeira oportunidade da SpaceX de competir por trabalho militar.
Os militares dos EUA vem contando com o foguete Atlas 5, que usa motores fabricados por russos, para levar cargas para o espaço.
Mas os militares só tem até 2019 para usar esse sistema, uma vez que legisladores dos EUA proibiram a utilização de motores russos para lançamentos que dizem respeito à segurança nacional. A certificação do foguete da SpaceX Falcon 9 irá dar aos militares uma opção alternativa à frente da proibição.
FONTE: Reuters