São 10:25 da manhã na base aérea de Čáslav e os raios solares estão apenas começando a transmitir através da névoa da manhã. Não há vento, tudo que se pode ouvir é o som sibilante de dois caças Gripen deixando seu hangar. Logo, o som se transforma em um rugido com os caças subindo ao céu. Isto é uma típica manhã na base aérea.
A República Tcheca tem utilizado o Gripen há mais de dez anos para proteger o seu espaço aéreo. O país também usa os caças em missões da OTAN em países como a Islândia.
Contando sua experiência neste ano no exercício Tiger Meet da OTAN em Saragosa, Espanha, Jan diz que o Gripen é muito fácil de usar e requer menos pessoal, em comparação com outras aeronaves semelhantes. Outros países que participam com outras aeronaves trouxeram até 25 pessoas por aeronave. Para pilotar um Gripen, é necessário apenas um piloto, um engenheiro e um mecânico (por aeronave), Jan acrescenta.
“Qual a utilidade de uma aeronave se ela está em um hangar, à espera de peças de reposição ou se precisar de tanto pessoal para atendê-la que você não pode dar ao luxo de voar? Com base na minha experiência e discussões com colegas de outros países, Eu acredito que o Gripen é o caça de voo mais econômico para monitorar nosso espaço aéreo a cada dia do ano. Aqueles que usam outras aeronaves precisam pagar mais para fazer a mesma função”, diz Jan Ducha.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: