Um mercado de compradores para mísseis anti-navio

JSM instalado para testes em um F-35.

Recentemente em um SINKEX a Noruega disparou um dos seus mísseis de ataque naval (NSM) feitos localmente em uma fragata de 2.100 ton descomissionada da Classe Oslo. O NSM, foi disparado a partir de um barco de mísseis menores, atingiu a fragata, fez um monte de danos, mas não chegou a afundá-la. Se a fragata tivesse carregada com combustível e munição o impacto do NSM teria começado incêndios e, provavelmente, colocaria o navio fora de serviço e, possivelmente, afundá-lo.

Apesar dos muitos mísseis anti-navio leves (menos de uma tonelada), no mercado, O NSM ainda será vendido porque é eficaz, confiável e acessível. Também é oferecido para uso em navios, aeronaves e em caminhões (como parte de um sistema de defesa costeira móvel). O míssil anti-navio de 409 kg tem 125 kg de ogiva e um alcance de 185 quilômetros. O NSM usa GPS e sistemas de orientação inerciais, bem como um sistema de imagem térmica (e um banco de dados de alvos prováveis) para escolher e atingir o navio a que se destina. O fabricante norueguês Kongsberg permite que os compradores instalem facilmente o seu próprio radar e sistemas de controle.

Há muita concorrência, sendo os principais o Harpoon dos EUA e mísseis semelhantes da Rússia e da China. O russo míssil anti-navio Kh-35 é similar ao Harpoon americano, mas mais leve (610 kg, em comparação com 728 kg) e tem menor alcance (130 km em comparação com 224 para a versão mais recente do Harpoon). O Kh-35 (também conhecido como o SS-N-25 ou Switchblade) podem ser disparados de helicópteros, aviões, navios, ou baterias de costa.

China tem vendido uma grande quantidade de mísseis anti-navio C-801 e C-802. O C-801 tem 5,81 metros (18 pés) de comprimento, 360 mm de diâmetro, tem um alcance máximo de 42 km, e pesa 636 kg (1.400 libras) cada. O C-801 é semelhante ao Exocet francês e acredita-se ter sido baseado naquele míssil.

C-801

O C802A tem 6.8m (21 pés) de comprimento, 360 mm de diâmetro, 682 kg de peso com uma ogiva de 165 kg. O C802 tem um alcance máximo de 120 km e se move ao longo de cerca de 250 metros por segundo. O míssil Exocet francês é do mesmo tamanho e desempenho, mas custa o dobro (mais de um milhão de dólares cada um, mas o fabricante é conhecido por ser flexível em preços).

O novo Exocet MM Bloco 3 alcança o dobro da distância (180 km) por causa de seu motor turbo. Este é um míssil de 670 kg cuja família está no mercado a três décadas, foi provado em combate, e é conhecido por ser confiável. O C802 é conhecido por ser menos capaz do que o Exocet, mas parece similar.

Rússia foi pioneira no uso mísseis anti-navio maiores (até 3 ton) supersônicas “destruidores de porta-aviões”. O exemplo mais comum é o Yakhont, que é, um míssil de três tonelada 8,9 metros (27,6 pés) de comprimento, com um total de 300 kg de ogiva. A Rússia vem construindo mísseis como este desde os anos 1970, mas eles só são populares entre as poucas nações que têm uma necessidade de destruir porta-aviões norte-americanos.

 

Yakhont P800

FONTE: Noticiário Naval

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile