Por Alex Hollings
No início da manhã de quinta-feira, autoridades ucranianas anunciaram a destruição do navio russo Orsk de desembarque anfíbio da classe Alligator na cidade portuária de Berdyansk, ocupada pelos russos. Imagens de drone divulgadas nas redes sociais confirmaram que a grande embarcação está realmente queimando.
Os navios de desembarque anfíbios da classe Alligator da Rússia, às vezes chamados de navios de doca de transporte, são grandes navios capazes de transportar uma grande quantidade de poder de fogo. Originalmente encomendado em 1968, o Orsk (BDK-69) foi muito usado ao longo de suas décadas de serviço, mais recentemente entregando hardware russo para a Síria. É um dos três navios da classe Alligator ainda em serviço com a Marinha Russa.
“O navio destruído em Berdyansk poderia transportar até 20 tanques, 45 veículos blindados e 400 pára-quedistas”, disse a vice-ministra da Defesa ucraniana, Anna Malyar, em comunicado na quinta-feira.
“Este é um alvo enorme que foi atingido por nossos militares.”
Embora o navio possa ser visto claramente queimando em imagens de drones, o Sandboxx News não pôde confirmar que o navio foi realmente destruído. Se pode ou não ser reparado ou recuperado continua a ser visto.
O Orsk foi exibido recentemente na televisão estatal russa entregando veículos blindados no porto de Berdyansk. De acordo com o relatório russo, o navio foi encarregado de reforçar as tropas russas no sudeste do país, não muito longe de alguns dos combates mais ferozes do conflito.
Berdynask fica a apenas 80 quilômetros da disputada cidade de Mariupol. De acordo com relatórios internacionais, cerca de 100.000 civis permanecem presos dentro de Mariupol, enfrentando pesados bombardeios russos de foguetes, artilharia e ataques aéreos.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: SandBoxx News