A principal razão para a TKMS estar pensando em estender a oferta para a Índia, parece ser a crescente atividade de marketing de outros conpetidores para o programa P-75I
Como parte do Projeto 75I (P-75I) a Marinha indiana vai adquirir seis submarinos diesel-elétricos. Até agora, um dos favoritos da competição é a alemã ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS). O fabricante da Alemanha ofereceu aos asiáticos inicialmente um projeto baseado no U214.
De acordo com informações fornecidas pela imprensa local, a TKMS considera agora modificar completamente a oferta atual. A razão, entre outras, está a incorporação de proposta de venda de um sistema muito mais moderno e maior, o U218. Dois navios deste tipo estão atualmente são construídos a pedido da Marinha da Cingapura. Em maio, representantes da TKMS revelaram que os navios U218 terão 70 metros de comprimento e 6,3 metros de largura. Deslocamento sobre a superfície será de 2.000 toneladas, com uma tripulação de 28 oficiais e marinheiros.
O fabricante alemão provavelmente irá oferecer uma profunda modificação do projeto U218, de modo a satisfazer os requisitos da Marinha indiana. As unidades serão equipadas com sistema AIP. Eles também deverão ser capazes de transportar e disparar mísseis do tipo BrahMos. A TKMS tem como principal rival na luta pela encomenda indiana, o grupo francês de construção naval DCNS, oferecendo um Scorpène modificado.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: JUNKER
FONTE: Altair